logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

No dia 5 de março, os alunos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Administração e do 3º e 5º períodos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing realizaram uma viagem técnica à fábrica da Cervejaria Bohemia, localizada no município de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Eles tiveram a supervisão e orientação da coordenadora dos cursos, Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira.
 
Os acadêmicos aproveitaram para realizar uma visita cultural e histórica pela cidade de Petrópolis, quando apreciaram e conheceram locais como o Palácio de Cristal; Museu de Cera; Catedral São Pedro de Alcântara, residência de verão de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina; Praça 14 Bis; Centro Cultural Banco do Brasil; Palácio Amarelo, sede da Câmara Municipal, dentre outros pontos turísticos.
 
O Centro de Experiência Cervejeira, instalado na mais antiga fábrica de cerveja do Brasil (1853), conta com mais de 20 ambientes que proporcionam uma viagem pela evolução da cerveja ao longo dos tempos. Os alunos ficaram surpresos com a apresentação da empresa que era totalmente interativa e com muita tecnologia audiovisual. 
 
A visita começou por um corredor com decoração típica da época quando a cerveja foi “descoberta” pelos Sumérios, há muitos milênios. Os Sumérios creditaram a criação da cerveja à deusa Ninkasi, que haveria transformado água e cereais em ouro líquido. Durante todo o trajeto, os alunos puderam interagir com vários painéis que contêm trechos da história da cerveja no mundo e outros nos quais os alunos, por exemplo, montaram seu próprio brasão e enviaram para o endereço eletrônico que cadastraram na recepção. 
 
Além disso, os acadêmicos receberam explicações sobre os ingredientes da cerveja: água, malte, lúpulo e levedo/levedura em salas bastante interessantes, com algumas telas, canos transparentes onde passam os ingredientes, água caindo, caixas com aberturas mostrando o lúpulo, uma tela simulando o processo de fermentação, onde a pessoa passa a mão na tela e ela se mexe. Também passaram por vários jogos em telões ao longo do trajeto. Era possível passar o tempo que quisesse em cada área apreciando, lendo e brincando. Em uma das salas, existe um telão enorme onde é exibido um vídeo sobre a história da Bohemia.
 
A sala mais original é onde ficam as grandes tinas de cobre da década de 60, que transformam a água em cerveja após receberem o malte. É chamada sala da alquimia. Mas, antes de passarem nessa sala, os apresentadores servem uma pequena amostra da Bohemia Pilsen para degustação. Após a passagem pelas tinas, os visitantes degustaram uma taça da cerveja Bohemia Confraria. Na última sala, os alunos brincaram, compartilharam os resultados dos jogos no Facebook e tiraram várias fotos. Há três jogos com sensores de movimento, em grandes telões, para testarem o que os alunos aprenderam sobre o processo. 
 
De acordo com a coordenadora dos cursos de Administração e Marketing, a visita permitiu o contato com uma unidade de processamento de grande porte, identificação de conceitos, tecnologias, branding, gestão de marketing, linha de produção e conhecimento de maneira geral da cervejaria Bohemia. “Os alunos puderam verificar in loco todos os aspectos relacionados à indústria de bebidas, o que contribui para a formação pessoal, profissional, além dos aspectos históricos e culturais da cidade de Petrópolis. Agradecemos a todos os alunos que foram por fazerem dessa viagem uma ótima oportunidade de aprendizado”.
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
                               
AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.