MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Com a substituição das aulas presenciais no UNIFOR-MG, por meios e tecnologias de informação e comunicação (conforme autoriza a Portaria MEC 343/2020, posteriormente revogada pela Portaria 544/2020), membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) reuniram-se, remotamente, no dia 18 de maio e aprovaram um novo instrumento de autoavaliação direcionado ao corpo discente.

O instrumento elaborado no google forms foi delineado, exclusivamente, para o período da pandemia da COVID-19, com especificidades relacionadas ao formato, à estrutura e aos meios de divulgação.

As perguntas visam prover informações relevantes aos gestores para a retomada gradual das atividades presenciais (quando possível) e também informações sobre a experiência do discente com o ambiente acadêmico remoto.

Os estudantes tiveram acesso ao questionário por meio do link, divulgado nos grupos de WhatsApp. A coleta de dados ocorreu do dia 18/05 a 10/06/2020.

Participaram da pesquisa 1084 respondentes. Os cursos com maior percentual de alunos respondentes foram: Ciências Biológicas Bacharelado (90,9%), seguido por Pedagogia (87,8%) e Ciência da Computação (69,8%). Cursos com menor percentual de participação foram: Engenharia de Produção (25,4%), Medicina Veterinária (27,1%) e Biomedicina (28,4%).

Nas duas primeiras perguntas, o discente informava o número da matrícula e o curso a que pertence. Confira a distribuição dos alunos por curso, em números absolutos:

quadro

Nota: No Curso de Ciências Biológicas Licenciatura não houve respondente

Quanto à situação do aluno em relação ao trabalho, a distribuição (%) encontra-se no gráfico a seguir:

quadro2

Na pergunta: “com que frequência assiste às aulas e acessa o material disponibilizado pelo professor?”, os cursos com maior percentual de alunos que assinalaram a opção “todos os dias” foram: Direito (16,1%), seguido por Ciências Contábeis (9,1%) e Pedagogia (9,6%). Obtiveram o maior percentual de respostas “raramente” os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agronômica, com 16,7% cada.

Na pergunta: “Você assiste às aulas e acessa o material disponibilizado pelo professor pelo:”, o recurso mais assinalado foi celular (51,6%), seguido por Notebook/Computador (47,8%), conforme gráfico a seguir:

quadro3

Quanto à possibilidade de acesso à internet, 81,8% dos respondentes assinalaram a opção “sim todos os dias”, seguido por 17,3% que responderam “sim, em dias e horários específicos”. Apenas 0,9% dos discentes informaram não ter acesso à internet.

Na pergunta: “a qualidade da sua internet, permite que você:”

- 52,13% assinalaram a resposta: “assista aulas ao vivo com restrições (imagem ou áudio travam com frequência) e acesse aulas gravadas e o material didático enviado pelo professor”;

- 40,65% assinalaram a resposta: “assista às aulas ao vivo tranquilamente e acesse as aulas gravadas e o material didático enviado pelo professor”;

- 7,22 % assinalaram a resposta: “acesse apenas aulas gravadas e material disponibilizado pelo professor”.

Estes percentuais podem ser verificados no gráfico a seguir:

quadro4

Na próxima pergunta, o aluno deveria assinalar qual(is) opção(ões) ele mais prefere, entre as seguintes: aulas ao vivo, aulas gravadas, exercícios, trabalhos e outros. As aulas gravadas obtiveram o maior percentual de respostas com 24,1%, em seguida vieram as aulas ao vivo com 23,4% e depois, aulas gravadas e exercícios com 9,0%.

Na pergunta “quais aplicativos seus professores têm utilizado para ensino/aprendizagem e comunicação com você?”, o aluno, também, tinha a possibilidade de assinalar mais de uma opção, a saber:

quadro5

As combinações mais assinaladas foram:

- 1a: Google Clasroom, Google Meet, Zoom, WhatsApp e Email;

- 2a: Google Clasroom, Google Meet, Zoom, WhatsApp, Email e DAP;

- 3a: Google Clasroom, Google Meet, Zoom e WhatsApp;

- 4a: Google Clasroom, Google Meet e Zoom.

Em relação à pergunta: “Quais destes aplicativos VOCÊ PREFERE para estudar e comunicar com seus professores?” tiveram dezenas de diferentes combinações de respostas, tendo em vista que o aluno poderia assinalar quantas opções ele quisesse. No entanto, as opcões/combinações que obtiveram o maior número de respostas foram:

- 1a: Google Clasroom;

- 2a: Google Clasroom, Google Meet e WhatsApp;

- 3a: Google Clasroom e WhatsApp;

- 4a: Google Clasroom e Google Meet.