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Autorizado pelo Conselho Superior de Normas da FUOM, o UNIFOR-MG adquiriu a licença de uso dos melhores laboratórios virtuais da atualidade, com soluções que recriam bancadas físicas em ambiente digital imersivo, simulando a realidade para o usuário. São doze laboratórios, que já estão em uso, com diversos experimentos em cada um, que atendem aos cursos nas áreas de engenharia, saúde e pedagogia.

A Gestora de Ensino a Distância, Profa. Dra. Ana Cristina Soares Santos Haddad, pontuou que o valor investido por aluno é alto, mas o Centro Universitário de Formiga vai além para preencher as lacunas impostas pela pandemia e continuar a oferecer uma formação de qualidade aos estudantes.

A entrevistada informou que há um cronograma previsto para entregas mensais de vários novos experimentos. Ela disse que, em junho, foram disponibilizados quatro na área de Anatomia e três na área de Libras.

“Antes da contratação dos laboratórios, a pedido da Diretoria Geral de Ensino, via Coordenação de Cursos, os professores fizeram uma análise de 82 experimentos e verificaram quais agregariam conhecimento para sua disciplina, trariam aprendizado efetivo e benefícios para os discentes”, explicou.

De acordo com a Profa. Dra. Ana Cristina Soares Santos Haddad, no caso dos laboratórios que favorecem a compreensão sobre determinados conceitos, fenômenos e estimulam o raciocínio lógico, os experimentos virtuais podem substituir os presenciais, mitigando os efeitos da pandemia na educação.

A docente argumentou que, por outro lado, algumas práticas laboratoriais têm habilidades manuais associadas e serão realizadas após o retorno às aulas presenciais. “Mesmo nesses casos, o laboratório virtual tem função complementar, preparando melhor o discente para o momento da atividade prática presencial”, considerou.

Onde estiver, pelo site do Centro Universitário de Formiga, o aluno acessa a plataforma de Ensino On-line e depois o laboratório virtual indicado pelo professor. Clica no link para o experimento que deseja e é direcionado para uma trilha de aprendizagem.

A trilha começa com uma apresentação do experimento, segue para uma parte teórica que não tem por objetivo substituir o conteúdo ministrado pelo docente, mas apenas repassar conceitos importantes para a prática. Em seguida, o aluno acessa o roteiro de prática, que é fundamental para a realização do experimento.

Continuando pela trilha, o acadêmico faz exercícios pré-prática para testar seus conhecimentos e segue para o próximo passo da trilha de aprendizagem, que é o experimento propriamente dito. Para fazer o experimento corretamente, basta seguir o passo-a-passo do roteiro e fazer as reflexões e anotações necessárias. Para encerrar, o estudante faz exercícios pós-prática.

Clique na imagem correspondente para ampliar.

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