logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

O Diagnóstico de Fase de Execução do Projeto “Terra das Águas” foi apresentado ao Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco, no dia 4 de dezembro, durante reunião. Participaram do encontro membros da Reitoria do Centro Universitário de Formiga, da equipe do “Terra das Águas”, do CeMAIS – Plataforma Semente e parceiros na iniciativa. A atividade cumpre a terceira fase do Projeto e ocorreu na Sala de Multimeios do campus.

O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, que também é Presidente da Fundação Educacional de Formiga-MG (FUOM), deu as boas-vindas a todos. Em seguida, o Promotor Dr. Lucas Silva e Greco enfatizou a importância do “Terra das Águas” para a preservação dos recursos hídricos da região e ressaltou a relevância da parceria do Ministério Público com a FUOM e a Plataforma Semente para o sucesso de projetos nesse âmbito.

As representantes da Plataforma Semente, Renata Fonseca Guimarães e Ustane Lopes Martins, também evidenciaram o projeto, caracterizando-o como um empreendimento desafiador. Flávio Passos, Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Formiga, adicionou que a iniciativa é fundamental para o município, pois subsidiará projetos semelhantes.

Logo após, o Coordenador do “Terra das Águas”, o Engenheiro Civil Heytor Marcos Silva Pimenta, apresentou o diagnóstico da bacia do Rio Formiga, que é de baixa infiltrabilidade, alto escoamento superficial e elevada capacidade de regeneração natural, o que reforça a necessidade das intervenções propostas para a melhoria na quantidade e qualidade das águas.

O Coordenador explicou as fases do “Terra das Águas”, os procedimentos para elaboração dos Projetos Individuais das Propriedades – PIPs e o cálculo do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Demonstrou ainda o resumo dos custos para execução das intervenções sugeridas nos 56 PIPs elaborados. Após questionamentos e debates, os participantes acertaram que serão feitas adequações para que as intervenções atendam à capacidade financeira do projeto e de pagamento do PSA.

As obras do Projeto compreendem: construção de terraços e barraginhas, instalação de cercas no entorno de áreas de vegetação protegida. Os proprietários rurais receberão pelos serviços ambientais prestados durante cinco anos. São beneficiadas propriedades da Sub-bacia do Rio Formiga, na área rural de Morro das Pedras, Cachoeiro, Barra Mansa, Córrego do Barro, Morro Cavado, Padre Trindade e Gavião. Elas foram selecionadas por meio de edital.

“Terra das Águas”

Os trabalhos são desenvolvidos pelo UNIFOR-MG em parceria com o Ministério Público, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais) e SAAE. A iniciativa visa proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promover a infiltração da água no lençol freático e controlar o carregamento de sedimentos da sub-bacia do Rio Formiga.

Participantes da Reunião

  • Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco
  • Reitor do UNIFOR-MG e Presidente da FUOM, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão
  • Diretora Geral de Ensino do UNIFOR-MG, Profa. Ma. Inêidina Sobreira
  • Diretora de Planejamento e Finanças do UNIFOR-MG, Adriana Alves Silva
  • Coordenadora do Centro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Ivani Pose Martins
  • Coordenador do Projeto “Terra das Águas”, Engenheiro Civil Heytor Marcos Silva Pimenta
  • Supervisora de Extensão do Projeto “Terra das Águas”, Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro
  • Supervisor de Execução do Projeto “Terra das Águas”, Prof. José Ivo da Silva
  • Analista Ambiental do Projeto “Terra das Águas”, Evandro Marinho Siqueira (proprietário da empresa Florestas Gerais)
  • Auxiliar Administrativo do Projeto “Terra das Águas”, Alessandra Duarte Elias
  • Analista Ambiental da empresa Florestas Gerais, Leonardo Júnior Franco
  • Coordenadora Técnica Socioambiental – CeMAIS – Plataforma Semente, Renata Fonseca Guimarães
  • Diretora Financeira – CeMAIS – Plataforma Semente, Ustane Lopes Martins
  • Diretor do SAAE de Formiga, Flávio Passos
  • Estagiário do Projeto “Terra das Águas”, Brandon Pinheiro Pimenta
  • Estagiário do Projeto “Terra das Águas”, Igor Vinícius Silva
  • Estagiária do Projeto “Terra das Águas”, Karine Cristina de Faria
  • Estagiário do Projeto “Terra das Águas”, João Paulo Augusto Borges

 

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.