historia

Uma equipe de profissionais atua, desde o início do ano, no Projeto Terra das Águas. A iniciativa tem como objetivo revitalizar parte das nascentes da sub-bacia do Rio Formiga para que a população não tenha problemas com o fornecimento de água durante a estiagem. Serão beneficiadas propriedades da Sub-bacia do Rio Formiga, na área rural de Morro das Pedras, Cachoeiro, Barra Mansa, Córrego do Barro, Morro Cavado, Padre Trindade e Gavião.

Os trabalhos são desenvolvidos pelo UNIFOR-MG e o Ministério Público e submetidos ao Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais). O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Formiga (SAAE) também apoia o projeto. Ele é o responsável pelo cadastro dos interessados, validação, negociação e os contratos que autorizarão as intervenções.

A iniciativa visa proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promover a infiltração da água no lençol freático e controlar o carregamento de sedimentos. As melhorias compreendem ações, tais como: construção de terraços e barraginhas, instalação de cercas no entorno de áreas de vegetação protegida e plantio de mudas nativas. Elas serão custeadas pelo projeto, e os proprietários rurais receberão pelos serviços ambientais prestados durante cinco anos.

O Supervisor de Execução Prof. José Ivo da Silva informou que algumas inscrições foram formalizadas e que, simultaneamente, teve início o Projeto Individual de Propriedade (PIP), responsável em definir as obras em cada terreno e o valor. “Após finalizarmos essa etapa, que engloba ainda o orçamento geral, é que executaremos os projetos individuais”, completou.

Projeto Individual de Propriedade 

O PIP é um projeto técnico e executivo que tem como objetivo diagnosticar o imóvel rural por meio da caracterização do uso e manejo do solo e das áreas de vegetação nativa. Ele é utilizado como base no cálculo do Pagamento de Serviço Ambiental (PSA) para gerar o contrato de cinco anos, através da descrição e classificação da área por glebas e modalidades.

A partir do cadastramento dos produtores rurais no projeto, é feito um levantamento das áreas e das informações identificadas por imagens de satélite, e ocorre uma conversa entre os estagiários e o produtor para esclarecer as dúvidas. Os dados são verificados em uma visita técnica e processados no laboratório, onde há diversos cálculos para dimensionamento das intervenções, obtendo como resultado a elaboração do PIP.

Também é calculado o valor do PSA, que o produtor receberá por cada intervenção, proporcional aos benefícios ambientais gerados pelas práticas ou manejos implantados pelo projeto na propriedade, nas ações de preservação e/ou conservação do solo.

Equipe

A equipe do “Terra das Águas” é composta pelos seguintes profissionais: Coordenador Geral Heytor Marcos Silva Pimenta; Supervisora de Projeto de Extensão Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro; Supervisor de Execução Prof. José Ivo da Silva; Analista Ambiental (Empresa Florestas Gerais Consultoria Ambiental LTDA.); além de quatro estagiários técnicos, alunos do curso de Engenharia Agronômica.

Mais informações neste site e no endereço www.saaeformiga.com.br

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.