historia

O Centro Universitário de Formiga-MG colocou em prática o Projeto “Terra das Águas”. A iniciativa tem como objetivo revitalizar parte das nascentes da sub-bacia do Rio Formiga para que a população não tenha problemas com o fornecimento de água durante a estiagem.

Procurado pelo Ministério Público, com uma verba disponível para projetos ambientais, o UNIFOR-MG, cumprindo suas obrigações enquanto “Instituição Socialmente Responsável”, elaborou a proposta submetida ao Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais). Como trata-se de uma ideia que promoverá o desenvolvimento sustentável e preservará um recurso natural tão importante para a sobrevivência do ser humano, o Projeto foi aprovado.

Serão seis fases que contemplam desde o cadastramento dos proprietários das terras onde ficam as nascentes, passando pelas intervenções necessárias para proteção dos locais, até a apresentação final do relatório ao Ministério Público. Para a realização dos trabalhos, o Centro Universitário conta também com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Formiga (SAAE).

Quais intervenções serão feitas?

As ações visam proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promover a infiltração da água no lençol freático e controlar o carregamento de sedimentos. Há previsão de construção de cercas no entorno das áreas de preservação permanente (APPs), plantio de mudas nativas e execução de terraços e barraginhas. O primeiro passo será o cadastramento de 50 propriedades que receberão um pagamento por serviços ambientais (PSA) por cada intervenção autorizada.

Como os proprietários podem se inscrever?

Será publicado um “Edital Público de Chamamento” pelo SAAE, que será o responsável pelo cadastro das propriedades, validação, negociação e firmar os contratos que autorizarão as intervenções. Poderão integrar o projeto, propriedades cuja localização esteja dentro da Bacia da Barra Mansa e Bacia Padre Trindade, que juntas têm a extensão de entorno de 142,84 km² de área. No quadro abaixo, estão discriminados o nome da Comunidade Rural e o curso d’água que corta cada uma delas.

 

 COMUNIDADE RURAL

 CURSO D’ÁGUA

 Cachoeira

 Córrego da Cachoeira

 Barra Mansa

 Ribeirão Barra Mansa e

 Córrego do Buriti

 Córrego do Barro

 Córrego do Barro

 Morro Cavado

 Ribeirão Morro Cavado e

 Córrego Manoel dos Reis 

 Morro das Pedras

 Córrego Morro das Pedras e 

 Córrego Quebradeira

 Padre Trindade

 Rio Padre Trindade

 Gavião

 Córrego do Fidelis

 

A equipe

A equipe do Projeto “Terra das Águas” é composta pelos seguintes profissionais: Coordenador Geral, Heytor Marcos Silva Pimenta (Engenheiro Civil); Supervisora de Projeto de Extensão, Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro (Engenharia Agrícola, com Mestrado em Irrigação e Drenagem e Doutorado em Engenharia de Água e Solo); Coordenador de Execução, José Ivo da Silva (funcionário cedido pelo SAAE); Analista Ambiental (Empresa Florestas Gerais Consultoria Ambiental LTDA.). Para colaborar nas atividades, serão selecionados, por meio de edital, quatro estagiários técnicos, alunos de Engenharia Agronômica. Confira o Edital. Acesse a Retificação do Edital.

A atual situação do Rio Formiga e do abastecimento

O Rio Formiga, único fornecedor de água para o consumo humano no município, diminui sua vazão ano a ano, devido ao desmatamento, pisoteio excessivo do gado e assoreamento de nascentes. Na seca, falta água para a população urbana, exigindo do SAAE rodízio no abastecimento. A área tem muitos agricultores, aos quais também faltou água, a ponto de surgir conflitos pelo uso do recurso entre a cidade e a zona rural. O poder público chegou a lacrar diversas bombas de horticultores, provocando prejuízos e insatisfação.

O UNIFOR-MG foi parceiro de um Projeto com objetivos semelhantes em 2016 e 2017, o “Santuário das águas”, que integra o Programa “Vida Nova Rio Formiga” e revitalizou nascentes na comunidade rural de Morro das Pedras, próxima à BR-354, a 3 km da estrada de chão depois do Posto Chaparral. Nesse novo Projeto, o “Terra das Águas”, a Instituição conta, além da verba do Ministério Público, com o apoio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Formiga.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.