logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O “E se? Festival de Inovação e Cultura Empreendedora” ocorreu, nos dias 13 e 14 de novembro, em Formiga. O evento foi promovido pelo UNIFOR-MG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) Campus Formiga e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A programação contemplou mais de trinta ações, tais como: minicursos, oficinas e atividades culturais. Os trabalhos ocorreram na EMMEL/UAB, IFMG, UNIFOR-MG, Emart, Auditório Padre Aurélio e Ipê Urbano. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a importância de criar ambientes propícios ao empreendedorismo e à inovação.

A abertura no auditório Padre Aurélio da Paróquia São Vicente Férrer contou a apresentação da Orquestra e do Grupo Os Metálicos da Secretaria Municipal de Cultura. Integraram a mesa de honra: o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão; o Diretor-Geral do IFMG Campus Formiga, Prof. Dr. Washington Santos da Silva; o Chefe de gabinete da Prefeitura de Formiga, Alex Arouca (representando o Prefeito Eugênio Vilela); o Coordenador do Festival, Prof. Dr. Miguel Rivera Peres Junior; a Analista Técnica do Sebrae, Ana Paula da Silva; a Coordenadora do Programa Municipal de Incubação Avançada de Empresas de Base Tecnológica de Santa Rita do Sapucaí, Dani Lúcia Xavier.

O Prof. Dr. Miguel Rivera Peres Junior explicou que com a união entre IFMG, UNIFOR-MG, Prefeitura, SEBRAE e os demais colaboradores da iniciativa é possível criar um ecossistema empreendedor em Formiga. Ele disse que a pretensão é que o “E Se” seja inserido no calendário do município.

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, destacou que é muito importante para a Instituição, e um prazer, ser parceria do IFMG no evento e que a expectativa é trabalhar com uma estrutura melhor no próximo ano, em relação a prazos.

O Diretor-Geral do IFMG Campus Formiga, Prof. Dr. Washington Santos da Silva, comentou que as duas instituições de ensino envolvidas formam os principais profissionais da economia moderna. “O esforço que estamos fazendo é para que o empreendedorismo seja um caminho para esses profissionais”, apontou.

A palestra da noite “Por que só se fala em startups? Possibilidades de investimento, inovação e empreendedorismo no mundo contemporâneo” foi ministrada pelo Prof. Dr. Alvaro Rodrigues Pereira Junior, que desenvolve diversos projetos de inovação. Em sua apresentação, ressaltou processos de evolução do público cliente e da produção de itens, assim como formas de se começar a empreender.

Ações

Dentre outras atividades da programação, o Prof. Me. Isaac D’Leon de Almeida proferiu uma palestra sobre Marketing Digital. Ele leciona nos seguintes cursos do UNIFOR-MG: Administração, Marketing, Arquitetura e Urbanismo. O docente abordou evolução, teoria, técnicas e cases de sucesso. “O interesse pelo Marketing Digital demonstra o quanto empresas e profissionais valorizam estratégias bem aplicadas ”, afirmou.

O UNIFOR-MG sediou diversas ações, como a palestra “Os desafios da educação”, com Gustavo Reis, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Design Estratégico pela UNISINOS. Ele faz conexões entre o Design e a Educação a partir das perspectivas da inovação, da criatividade, do comportamento, da comunicação e do relacionamento humano.

O Centro Universitário recebeu ainda as oficinas: “Desenvolvendo a conversação didática em sala de aula” (coordenada por Cléria Donizete da Silva Lourenço, professora do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras) e “Inovação no ensino por meio de metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)” (responsável: Daniela Meirelles Andrade / graduada, mestre e doutora em Administração pela UFLA).

Também foram temas das atividades: Micro Empreendedor Individual (MEI); Música e seu mercado de trabalho; Empreendedorismo feminino; Branding: como construir uma marca de sucesso; Entendendo custos e despesas em startups; Habilidades cognitivas: O segredo para qualidade de vida; dentre outros.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Formiga, ACIF/CDL, Paróquia São Vicente Férrer, CHC Jr. Empresa Júnior Multicursos do IFMG - Campus Formiga, Colégio Santa Teresinha, Buffet Classe e Sabor, Padaria Rei do Pão, Ipê Urbano, Supera – Ginástica para o Cérebro e Produtos Padre Trindade.

festival se 5

festival se 1

festival se 3 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.