logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

A Fundação Educacional de Formiga (FUOM), mantenedora do UNIFOR-MG e do Colégio de Aplicação Unidades I e II, tem em sua história muita luta e trabalho de seus fundadores e dirigentes.

Para divulgar a sua evolução, é promovida a mostra “FUOM 55 ANOS: Quem Acredita no Futuro Investe em Educação”. A exposição fotográfica ocorre até o dia 9 de março na Praça de Alimentação do Prédio 1 do campus.

A iniciativa é do Centro Cultural, que é vinculado ao Departamento de Comunicação Social e Cultural. Dentre os objetivos do projeto, estão: mostrar a história da FUOM para os alunos e funcionários do UNIFOR-MG e do Colégio de Aplicação e homenagear todos que contribuíram para o sucesso da Instituição, que é referência em ensino.

A exposição tem fotos do terreno da FUOM, da construção, reforma e ampliação dos prédios, com o jornal que traz a publicação da Lei que criou a Instituição, matérias jornalísticas da época, como a notícia da Aula Inaugural da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI).

Há também na mostra imagens dos laboratórios do UNIFOR-MG, dentre eles, o Centro de Estética, a Clínica Escola de Saúde (CLIFOR) e a Fazenda Laboratório, além de estruturas como a Biblioteca Ângela Vaz Leão e o Salão Nobre “Eunézimo Lima”.  

Tem ainda fotos do Colégio de Aplicação, como o imóvel adquirido pela FUOM em 2016. Ele está localizado na Rua José Gonçalves D’Amarante.  

ESPECIAL: 55 ANOS DE HISTÓRIA 

A história da FUOM teve início em 22 de janeiro de 1963, quando foi publicada a Lei nº 2.819 que autorizou a criação da Fundação Universidade do Oeste de Minas, sediada em Formiga, a qual veio a ser instituída pelo Decreto Estadual nº 8.659, de 3 de setembro de 1965, e por escritura pública, lavrada pelo Tabelião do 3º ofício, em 4 de junho de 1965.

Posteriormente, a Lei nº 4.265, de 11 de outubro de 1966, modificou a Lei nº 2.819, imprimindo outra estrutura à Fundação. Em face das novas disposições legais, tornou-se imperativa uma reforma no estatuto da Fundação, aprovado pelo Decreto nº 8.659, de forma a adaptá-lo às determinações da Lei de nº 4.265, o que foi feito pelo Decreto nº 10. 458, de 6 de abril de 1967.

A Fundação foi considerada de Utilidade Pública, em Formiga, pela Lei Municipal nº 622, de 10 de novembro de 1966, recebendo área de terreno da Prefeitura e de doadores da comunidade. Mais tarde, foi considerada de Utilidade Pública Estadual, pela Lei Estadual nº 5.167, de 28 de abril de 1969, publicada no Minas Gerais, Diário do Executivo, em 29 de abril de 1969, pág. 05, col. 04 e 05.

Com a opção definida na forma do item II, parágrafo 1º, artigo 82, do ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, promulgada em 21 de setembro de 1989, passou a ser denominada Fundação Educacional Comunitária Formiguense (FUOM). Assim, extinguiram-se os vínculos existentes com o Poder Público Estadual.

Em mais uma conquista, que favorece toda a comunidade, as diversas faculdades mantidas pela FUOM passaram a constituir o Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, credenciado por meio do Decreto Estadual de 4 de agosto de 2004, publicado em 5 de agosto de 2004. O Recredenciamento do Centro Universitário ocorreu pelo Decreto Estadual publicado em 15 de dezembro de 2006.

Em 2009, com a ADI 2501, o Centro Universitário de Formiga migrou para o Conselho Federal de Educação. Nesse processo de migração, o UNIFOR-MG recebeu, em 10 de agosto de 2010, a Comissão de Avaliação do INEP/MEC (Ministério da Educação), que atribuiu ao Centro Universitário de Formiga o conceito 4, em uma escala de 0 a 5.

Em 2014, por meio da Resolução nº 01/2014, de 4 de agosto, do Curador de Fundações, aprovando as alterações do Estatuto da Fundação Educacional Comunitária Formiguense e sob o registro nº 255, livro A-21 - pág. 287 - AV nº 41, de 6 de agosto de 2014, no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Formiga, a FUOM teve o nome alterado para Fundação Educacional de Formiga-MG. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos.

Implantação

A FUOM iniciou suas atividades no Edifício Antônio Vieira, localizado na Rua Dr. Teixeira Soares. Também teve cursos oferecidos no Colégio Santa Teresinha e funcionou ainda no prédio da Rua Barão de Piumhi (atual prédio da Rádio 93). Em 1983, foi inaugurado o Prédio 1 de sua sede na Avenida Arnaldo de Senna, Bairro Água Vermelha. A evolução da FUOM começou em 1986, quando foram construídas a quadra poliesportiva e a Biblioteca Ângela Vaz Leão.  

O reconhecimento da FAFI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) ocorreu por meio do decreto nº 74.347, de 1 de agosto de 1974. Ela contava com os seguintes cursos:  

Matemática - 1º grau (1968) e Matemática Plena (1978), Ciências: habilitação 1º grau (1968), Ciências: habilitação Ciências Biológicas 1º grau (1968) e habilitação Biologia Plena (1978), Ciências: habilitação Física e habilitação Química (1986), Estudos Sociais: habilitação 1º grau (1968), Estudos Sociais: habilitação Geografia e habilitação História (1971), Letras: habilitação 1º grau – curta (1968) e habilitação Língua Portuguesa/Inglesa – Plena (1986), Pedagogia: habilitação 1º grau, habilitação Supervisão Escolar 1º e 2º grau, habilitação Orientação Educacional (1968), habilitação Inspeção Escolar – 2º grau (1992) e Química (1988).  

Faculdades isoladas  

Além da FAFI, que oferecia os primeiros cursos da FUOM, foram criadas outras faculdades isoladas que ofertavam graduações em diversas áreas. O curso de Biblioteconomia da ESBI (Escola de Biblioteconomia) foi o primeiro do interior de Minas Gerais, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação em 1967, com o início em 1968.  

Em 1997, foi implantada a FATUR (Faculdade de Turismo) e, em 1999, a FACIC (Faculdade de Ciência da Computação). A FACIG (Faculdade de Ciências Gerenciais) teve início em 2000, com o curso de Administração.  

Novos cursos de graduação surgiram ao longo dos anos. A FAFI passou a oferecer Geografia e História (1999), Educação Física Licenciatura, Física e Ciências Biológicas (2000), Física (2001), Normal Superior e Matemática (2002).  

Em 2001, foi criada a FACISA (Faculdade de Ciência da Saúde), com os cursos de Enfermagem e Nutrição. A FACIG implantou o curso de Ciências Contábeis em 2002.  

Aos poucos, a Instituição foi se expandindo e se consolidando no cenário educacional, principalmente com a criação de novos cursos. As diversas faculdades isoladas (FAFI, ESBI, FATUR, FACIG e FACISA) foram transformadas em três Institutos e depois deram origem ao Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG.  

Atualidade

O UNIFOR-MG conta atualmente com as seguintes graduações: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estética, Fisioterapia, Marketing, Medicina Veterinária, Pedagogia, além dos cursos de pós-graduação.  

O campus tem 31.604m² de área construída e área verde de 35.000m². Ele possui oito prédios, oferecendo aos alunos infraestrutura de qualidade composta por mais de 50 laboratórios modernos e equipados; amplas salas de aula; biblioteca com mais de 80 mil itens; Salão Nobre e Salão de Eventos; estacionamento amplo e seguro; CLIFOR (Clínica Escola de Saúde), CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária), NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) sem custos para a população de baixa renda; Centro de Estética; praças de alimentação bem estruturadas; Estação Meteorológica; dentre outras instalações.  

Há também o Clube UNIFOR-MG que conta com piscina semiolímpica e piscina infantil, quadra poliesportiva coberta, quiosques com churrasqueiras e pontos de energia e água, vestiários masculinos e femininos com aquecedor solar, lanchonete, campo de futebol society, área coberta para eventos, amplo estacionamento, academia de musculação completa com os mais modernos aparelhos, além de sala para avaliações físicas e fisioterapêuticas. Todos os alunos do UNIFOR-MG têm acesso ao Clube UNIFOR-MG, desde o momento da matrícula, mediante apresentação de documento de identificação estudantil. Diversas atividades físicas e/ou esportivas são oferecidas aos alunos e associados gratuitamente.  

Outra estrutura é a Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG, localizada na comunidade rural de Padre Doutor, a 3 Km do campus. Ela tem como finalidade propiciar aos alunos e professores um vasto campo para aulas práticas, teóricas, realização de projetos, experimentos e estágios. Atende aos acadêmicos, em especial, aos discentes de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária. Seu prédio tem duas salas de aula, banheiros/vestiários masculino e feminino, sala administrativa para a coordenação, sala dos professores e o Laboratório de Irrigação e Mecanização Agrícola, onde estão guardados equipamentos e máquinas.  

Em seu entorno, há Campo Agrostológico, Estação Agrometeorológica, Casa de Vegetação e Campo Experimental. A Fazenda possui 16,5 hectares e conta com cultura de café, feijão, citricultura, mata nativa (com diversas espécies do cerrado), curral, bovinos, equinos e alguns animais silvestres (encaminhados à Fazenda pela Polícia Ambiental). A Fazenda do UNIFOR-MG também abriga o Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais (CVAGA), projeto que acolhe animais capturados às margens da MG-050 e nas imediações. Eles são tratados e ficam na Fazenda até serem resgatados pelos proprietários ou encaminhados para leilão.  

A infraestrutura do Centro Universitário de Formiga e as excelentes notas dos cursos demonstram o potencial da Instituição, que é uma referência no cenário educacional. Tudo isso reafirma o compromisso da FUOM com a qualidade de ensino.   

Colégio de Aplicação

O Colégio de Aplicação da FUOM foi criado pelo Art. 131 do 1º Regimento da FAFI (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras). No dia 19 de março de 1970, pela Portaria 106/70, obteve autorização para seu funcionamento condicional.

O nome teve origem em seu principal objetivo: ser um instrumento que favoreça o estudo, a observação, a prática e o estágio supervisionado dos alunos da FAFI, além de oportunizar o trabalho de pesquisa na área pedagógica.

A Instituição foi criada para ser uma escola experimental, um laboratório de aplicação dos conhecimentos assimilados pelos alunos da antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Com o tempo, foram aplicados recursos financeiros para que o Colégio crescesse e foram feitos vários investimentos, além da contratação de profissionais e implantação de sistemas de ensino para equiparar-se às melhores escolas do Brasil.

Dessa forma, o Colégio de Aplicação tornou-se uma escola independente dos alunos da FAFI e solidificada pela excelência na educação, sempre amparada pela FUOM.

A primeira instalação física do Colégio de Aplicação era localizada na Rua Barão de Piumhi, 247 – Centro de Formiga. Em 1983, foi autorizado o funcionamento da Educação Infantil (na época, denominada Pré-Escolar) que tinha um segundo endereço, na Rua Pio XII, 73 – Centro de Formiga e destinava-se somente às séries iniciais.

A partir de 1984, o Colégio de Aplicação passou a funcionar na Avenida Doutor Arnaldo de Senna, 328, Bairro Água Vermelha, no campus. Em 1991, foi construído um prédio para atender às crianças do Maternal ao 5º ano/4ª série do Ensino Fundamental, localizado na Rua José Premilo Montolli, nº 82 – Centro de Formiga. Uma autorização foi concedida para o funcionamento condicional do Colégio de Aplicação, bem como o funcionamento do ensino de 1º grau (5ª a 8ª séries) e 2º grau (1º a 3º anos).

Em 2011, o Colégio de Aplicação da FUOM foi desmembrado em duas unidades, devido à distância existente entre os dois endereços, que excede ao permitido pela legislação em vigor. Fez-se necessária, então, a criação de duas unidades:

I – Colégio de Aplicação da FUOM – Unidade I, funcionamento na Av. Doutor Arnaldo de Senna, nº 328, Bairro Água Vermelha, destinada ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, e Ensino Médio, de 1ª a 3ª série, no turno matutino.

II – Colégio de Aplicação da FUOM – Unidade II, funcionando no prédio denominado “Corujinha”, na Rua José Premilo Montolli, nº 82, Centro, destinado à Educação Infantil: Berçário, de 0 a 3 anos e Pré-escola de 4 e 5 anos, e ao Ensino Fundamental I, de 1º ao 5º ano, no turno vespertino.

Em 2016, a FUOM adquiriu o imóvel localizado na Rua José Gonçalves D’Amarante, número 279, Centro de Formiga. Ele faz divisa pelos fundos com o Colégio de Aplicação - Unidade II. Com a nova área, tornou-se possível melhorar as condições de acomodação da sede administrativa da unidade de ensino.

Outra novidade é que foi aprovada em 2017 a mudança do nome do Colégio de Aplicação para Colégio UNIFOR, o que será feito de forma gradativa.

 

   

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.