logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

A aluna do 9° Período do Curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, Fernanda Cristina Silva, foi indicada para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Bolsista de Iniciação Científica (grande área Ciências da Vida). A discente desenvolveu o projeto de pesquisa “Avaliação da qualidade de vida e da funcionalidade em mulheres com câncer de mama segundo a perspectiva da CIF”, sob a orientação do Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco.

O estudo teve como objetivo principal avaliar a qualidade de vida e a funcionalidade de mulheres com câncer de mama submetidas a tratamento por meio de intervenção cirúrgica. Destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Prêmio tem como objetivo estimular os bolsistas de IC e IT cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

A indicação da aluna foi feita pela coordenadora institucional do PIBIC do UNIFOR-MG, Prof. Dra. Ivani Pose Martins, que também é Coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a Distância. A Prof. Dra. Ivani Pose Martins contou que essa é a primeira vez que o Centro Universitário de Formiga faz indicação para o Prêmio. Ela destaca que esse fato demonstra que o UNIFOR-MG está no caminho certo, no mesmo patamar das instituições de ensino superior de todo o Brasil.

“É uma oportunidade de mostrarmos o resultado de nossas pesquisas, que contam com resultados importantes e com certeza contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população. Fico satisfeita por indicar a bolsista orientada pelo Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, que sempre demonstrou muito comprometimento com as atividades de pesquisa do UNIFOR-MG”, ressaltou a coordenadora.

Em sua Carta de Recomendação, o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco afirma que, durante todo o período do projeto, Fernanda Cristina Silva mostrou ser uma pessoa muito séria, capacitada, responsável, interessada e proativa. “Contribui ativamente com todas as etapas da pesquisa, desde a elaboração do projeto, passando pela submissão do projeto aos comitês de ética, busca ativa por participantes, coleta de dados, análise dos resultados, escrita e submissão de artigos e relatórios parciais e finais. Em cada uma das etapas, trabalhou de forma minuciosa e ética, buscou a todo o momento a excelência em suas ações”, afirmou.

A aluna Fernanda Cristina Silva salientou que, durante estes dois anos de iniciação científica, muitas descobertas foram realizadas, inclusive seu desejo e vocação para a pesquisa. “Depois de muito trabalho, dedicação e horas de estudo, ser indicada para uma premiação de suma importância e no âmbito nacional, mostra como todo esforço valeu a pena. Também motiva, cada vez mais, a buscar mais conhecimento e desenvolver novas pesquisas sobre o assunto”, ressaltou.

Quanto às expectativas, a discente afirmou que são as melhores possíveis. Ela espera que, com esse trabalho, consiga uma bolsa de Mestrado e, assim, dar um passo maior para o caminho da docência. “Acredito que os resultados obtidos com nossa pesquisa despertarão o interesse para novas pesquisas sobre o assunto, contribuindo para os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica, que refletirá em melhor qualidade de vida e a funcionalidade para as pessoas”, considerou.

Prêmio

As categorias "Bolsista de Iniciação Científica" e "Bolsista de Iniciação Tecnológica" são divididas pelas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de Mestrado ou Doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participarem da 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.

O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 19 de maio de 2017 no endereço www.destaqueict.cnpq.br.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.