Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

Discentes exibiram estudos, desenvolvidos na Iniciação Científica do UNIFOR-MG, no XXXI Encontro Regional de Química, realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Itajubá, Minas Gerais. Karina de Moraes Lima, acadêmica de Engenharia Química, apresentou na categoria pôster e oral a “Avaliação do Teor de Zinco em Amostras de Batom Correlacionadas à Presença de Shatphylococcus Aureus”.

A aluna foi orientada pelo Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida. Pesquisadores elogiaram seu trabalho e avaliaram como nível de mestrado. O docente supervisionou ainda as análises da acadêmica de Engenharia Química, Karina da Silva Alves, que exibiu o “Estudo da Interferência de Elementos Metálicos na Determinação Espectrofotométrica de Cádmio em Rochas”.

Também discente de Engenharia Química, Alex Junior Neves Souza, apresentou a “Produção de Cerveja Artesanal com Adição de Micro-organismos: Avaliação Química e Sensorial”. Ele foi orientado pela coordenadora de seu curso, Profa. Ma. Christiane Pereira Rocha Sousa. Já a estudante de Engenharia Agronômica, Lorrayne Karoline Souza, com a supervisão da Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, expôs a “Determinação da Matéria Orgânica do Solo pelos Métodos de Colorimetria e Calcinação”.

Sobre a experiência, os integrantes da Iniciação Científica destacaram o estímulo a seguirem a carreira acadêmica, a interação com alunos e pesquisadores, a aquisição de conhecimentos e parcerias, além de outros benefícios. A programação teve como tema “Avanços da Química: Novas Ideias, Novos Impactos”.

O UNIFOR-MG foi a única Instituição de ensino particular representada no encontro, que contou com estudantes e professores ligados às seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, dentre outras.

Iniciação Científica

O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida citou que neste ano o Centro Universitário foi representado com trabalhos no Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, no Congresso da União Internacional de Química Pura e Aplicada, no Congresso Mineiro de Biomedicina e Congresso Mineiro de Análises Clínicas e na Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão. Ele explicou que em cada oportunidade são demonstrados novos estudos. “Há sempre um prosseguimento com outros dados e etapas”, afirmou.

Sobre o planejamento para 2018, o Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida adiantou que a expectativa é a apresentação de pesquisas desenvolvidas no Centro Universitário no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Química, no Encontro Nacional de Química Analítica e no Encontro Regional de Química.

Quanto às atividades da Iniciação Científica, o docente afirmou que a demanda tem aumentado e, inclusive, há discentes voluntários aguardando bolsas dos órgãos de fomento. “Os alunos percebem que o trabalho desenvolvido no UNIFOR-MG faz a diferença”, ressaltou.

IMG 6324

Alunos e orientadores: Karina da Silva Alves; Karina de Moraes Lima; Alex Junior Neves Souza; Lorrayne Karoline Souza; Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida; Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro; Profa. Ma. Christiane Pereira Rocha Sousa

Registros realizados durante o evento:

2017 11 26 17 47 59 090

Karina de Moraes Lima, acadêmica de Engenharia Química, apresentou na categoria pôster e oral a “Avaliação do Teor de Zinco em Amostras de Batom Correlacionadas à Presença de Shatphylococcus Aureus

2017 11 26 17 49 03 855

23915620 911699892320964 7966323644289725079 n

Alex Junior Neves Souza apresentou o trabalho “Produção de Cerveja Artesanal com Adição de Micro-organismos: Avaliação Química e Sensorial”

24129503 2064079073823155 1728267353358065397 n

Karina da Silva Alves exibiu o “Estudo da Interferência de Elementos Metálicos na Determinação Espectrofotométrica de Cádmio em Rochas”

24067808 998763496928050 1428876043064452887 n

Lorrayne Karoline Souza expôs a pesquisa “Determinação da Matéria Orgânica do Solo pelos Métodos de Colorimetria e Calcinação”