Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

Alunos do curso de Engenharia Química visitaram, no dia 10 de maio, a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A Profa. Ma. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca acompanhou os estudantes. A atividade proporcionou aos discentes o conhecimento do processo de produção de energia nuclear ou atômica produzida nas usinas termonucleares que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível.

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção), de propriedade da Eletronuclear, subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras. São o resultado de um longo Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950 com a criação do CNPq liderado na época principalmente pela figura do Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, que lhe empresta o nome.

A área Central abriga, ainda, duas subestações elétricas (138 e 500 kV) operadas por Furnas Centrais Elétricas S.A., os depósitos de armazenamento de rejeitos de baixa e média atividade e diversas instalações auxiliares (prédios de engenharia, almoxarifados etc.). A potência total das usinas é de 2007 MW, dos quais 657MW em Angra 1 e 1350MW em Angra 2. Adicionalmente, está em construção a usina nuclear Angra 3, com capacidade maior que a Angra 2.

De acordo com a Profa. Ma. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca, com a visita, os alunos compreenderam, na prática, o processo de produção de energia elétrica utilizando reações nucleares. Ela também destacou a importância do encontro dos acadêmicos com profissionais da área de Engenharia Química, mostrando que há muitas oportunidades no mercado de trabalho.

20180510 110542

20180510 145023