logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

Durante a graduação, os alunos do curso de Engenharia Civil do UNIFOR-MG contam com o auxílio de diversos laboratórios para as aulas práticas. Um deles é o Laboratório de Ciências da Terra, localizado no Prédio7 do campus universitário. 
 
Uma das aulas práticas que os alunos participam é a de resistência de materiais. Os acadêmicos do 5º período de Engenharia Civil cursam a disciplina de Materiais de Construção e os alunos do 7º período cursam a disciplina de Estruturas de Concreto Armado. Juntos, eles assistiram, no mês de abril, a uma aula prática que teve como objetivo testar a qualidade de materiais metálicos para a construção civil, como vergalhões.
 
O equipamento utilizado é uma prensa. De acordo com o Prof. Me. Matheus Barreto, trata-se de um equipamento que poucas instituições e empresas em Minas Gerais têm e, na região, só é encontrado no UNIFOR-MG. Portanto, os alunos do curso de Engenharia Civil têm o privilégio de conhecerem, na prática, como testar esse tipo de material.
 
Com a ajuda do professor, os alunos escolheram o vergalhão e o colocaram na prensa. O controle do teste é feito por meio de um computador. O equipamento aplica uma carga de tração que é elevada até que o material seja rompido. Com isso, consegue-se calcular as tensões de escoamento e a tensão final do vergalhão, por exemplo. Assim, é possível prever qual a resistência que o vergalhão teria em um pilar de um edifício. 
 
Esse equipamento é essencial para as obras de construção civil, pois, ao realizar os testes nos materiais, ajuda a garantir a qualidade dos serviços e evitar acidentes, como desabamentos.
AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.