logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

A segunda edição do “Concurso Montando a Ponte” foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro e movimentou bastante a Praça de Alimentação do Prédio 1 do UNIFOR-MG, pois atraiu um grande número de participantes e de público.

 

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Profa. Ms. Christiane Pereira Rocha, ao todo, foram inscritas 24 duplas, isso porque o número foi limitado, pois a procura por parte dos alunos foi maior. Os participantes são alunos das duas turmas do 2º período e também do 4º período.

No ato da inscrição, os acadêmicos doaram pacotes de fraldas geriátricas que foram repassadas para a Mão Amiga, entidade que oferece auxílio a portadores de câncer, como forma de despertar o lado social entre os estudantes.

Nos dois primeiros dias do evento, os participantes fizeram a montagem dos protótipos das pontes com palitos de picolé de madeira, unidos com acréscimo somente de cola branca para madeira. Os alunos tiveram que utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante o concurso. No terceiro dia, foi realizado o rompimento das pontes para definir os vencedores. 

O concurso teve como objetivo estimular os alunos do curso de Engenharia Civil a verificarem, na prática, o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos; incentivar a imaginação e a busca por novos conhecimentos; propiciar uma visão prática das teorias aprendidas em sala de aula; inserir os acadêmicos em um ambiente que representa o mercado de engenharia civil e construção; além de proporcionar a troca de informações e a valorização da profissão.

Os protótipos das pontes foram medidos e pesados, conforme os critérios do concurso. Foram avaliados quesitos como a estética, por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma parceria com o curso de Engenharia Civil, e também por uma pessoa que não é da área da construção civil, além da estrutura de rompimento, peso suportado e alguns cálculos.

O Prof. Ms. José Luiz Giarola Andrade, que auxiliou no concurso e no processo de rompimento das pontes, fez uma avaliação bastante positiva e ressaltou a adesão dos alunos. De acordo com o professor, do total de duplas inscritas, 22 participaram do rompimento, pois as outras não atenderam a todos os requisitos do concurso na montagem das pontes.

 

Premiação

A dupla vencedora foi Cintia Carla Silva e Paula Geralda Santos Costa. Cada uma recebeu como prêmio um software Compor 90, doado pela própria empresa, além de direito a suporte técnico, atualizações de bancos de dados e treinamento gratuito, bem como um exemplar do livro “Concreto Armado-Novo Milênio”, cedido pela editora Intersciência.

O 2º lugar ficou com a dupla Luiz Eduardo de Paiva Pedrosa e Ricardo Domingos Santos. Cada um deles foi premiado com um Hub USB 90t.i com quatro entradas e um exemplar do livro “Estradas-Projeto Geométrico e de Terraplenagem”, também doado pela editora Intersciência. 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.