logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O projeto de criação de hortas comunitárias, desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos (BMA) em parceria com o Centro Universitário de Formiga, tem gerado bons resultados. Os trabalhos iniciaram em março de 2018 e até agora são quatro unidades nos seguintes pontos: Bairro Água Vermelha, Penitenciária Regional de Formiga, Cidade Nova e uma recém-inaugurada no Residencial Tino Pereira. Os alimentos são cultivados sem uso de agrotóxicos e repassados, por meio do BMA e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

As atividades ganharam notoriedade e foram divulgadas pela Confederação Nacional de Municípios na reportagem “Boas práticas: Banco de Alimentos de Formiga evita desperdício e gera renda e educação”, além de se tornarem referência. Em setembro, representantes do Projeto estiveram em Córrego Fundo, a pedido da nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Fernanda Mendonça. A visita teve como objetivo compartilhar informações, já que a cidade vizinha pretende implantar uma horta urbana para beneficiar públicos, tais como: hipertensos, diabéticos, escolas municipais e entidades.

O projeto formiguense tem a dedicação dos seguintes profissionais: coordenador do BMA, Anuar Teodoro Alves; coordenador do Setor de Políticas Rurais, Eduardo Batista; coordenadora dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro; Prof. Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira; Prof. Dr. Adriano Alves da Silva; estagiários do Banco de Alimentos e alunos do 10° período de Engenharia Agronômica, Júlio Alberto Gonçalves e Renan Lima; técnico agrícola e aluno do 8°período de Engenharia Agronômica, Saulo Bottrel.

Segundo o Prof. Dr. Adriano Alves da Silva, a iniciativa envolve atividades como análise e preparo do solo, recomendação de correção e adubação, plantio, controle de pragas e doenças, colheita. O projeto conta com o apoio do Tatame do Bem.

O coordenador do BMA, Anuar Teodoro Alves, ressaltou que a parceria com o Centro Universitário de Formiga é fundamental para a criação e desenvolvimento das Hortas Urbanas. Ele explicou que foram plantadas cerca de oito mil mudas de cenoura, beterraba, alface, couve, brócolis, quiabo, dentre outras, nas quatro unidades e colhidos 1753 quilos de alimentos nos pontos do projeto no Água Vermelha, Penitenciária e Cidade Nova.

“O resultado é muito positivo, com grande envolvimento das comunidades e existe o convite para compartilhar a experiência com a Prefeitura de Santo Antônio do Monte. Há também o plano para novas unidades no Bairro Maringá, no Patronato São Luiz e na Cantina Padre Remaclo Fóxius, no Bairro Rosário”, afirmou.

Formação

De acordo com a coordenadora Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro, a iniciativa visa aproximar e beneficiar o UNIFOR-MG e a comunidade, através da troca de experiências e conhecimentos.

“Os estudantes que participam de projetos como a Horta Urbana se tornam profissionais diferenciados no mercado de trabalho. Eles colocam em prática os conhecimentos agronômicos, lidam com situações diversas, desenvolvem habilidades, como o relacionamento interpessoal, proatividade e visão holística”, ressaltou.

A entrevistada destacou que, para a comunidade, além da melhoria da qualidade dos alimentos consumidos, as hortas reúnem pessoas de todas as idades e é um espaço saudável para o convívio.

Horta Urbana Unidade III Cidade Nova

IMG 20180917 WA0162

IMG 20181004 WA0202

IMG 20180911 WA0144

20181017 090451

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.