logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O coordenador do Banco Municipal de Alimentos Anuar Teodoro Alves, o estagiário Júlio Gonçalves (aluno de Engenharia Agronômica no UNIFOR-MG) e o Prof. Dr. Adriano Alves da Silva (Centro Universitário) participaram do Encontro do Mesa Brasil Sesc, no dia 5 de setembro, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

A reunião teve como objetivo comemorar os 15 anos do Programa e disseminar conhecimento, por meio da abordagem de temas que ilustram a realidade atual, sobre desperdício, nutrição, obesidade, insegurança alimentar, publicidade de alimentos no Brasil e Serviço Social na agricultura familiar.

O coordenador do Banco Municipal de Alimentos Anuar Teodoro Alves destacou que prestigiaram a iniciativa profissionais envolvidos no trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional, tais como: doadores, colaboradores, voluntários, empresários, representantes de unidades de ensino e de bancos de alimentos, entidades e pessoas beneficiadas pelo Mesa Brasil Sesc.

De acordo com o entrevistado, a programação contou com o painel “Diálogo sobre Segurança Alimentar e Apoio Social” e palestras, dentre elas: “Mesa Brasil Sesc - Uma Rede de Solidariedade Contra a Fome e o Desperdício de Alimentos” e a “A Comunicação da Indústria Alimentícia”. Ele comentou que as atividades foram ministradas por Narjara Incalado Garajau, Rafael Moreira Claro, Ana Cristina Barros, José Luiz da Silva Mathias Borel e Vani Maria Fonseca Pedrosa.

A Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro, coordenadora dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFOR-MG, explicou que há uma parceria entre o Centro Universitário de Formiga e a Prefeitura para o desenvolvimento de hortas urbanas e que o evento possibilitou contatos para futuros projetos.

Programa

O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Ou seja, ele busca o que sobra em empresas parceiras, depois entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Em 2013, o Sesc filiou-se ao Global Foodbanking Network, órgão internacional, sem fins lucrativos, que apoia bancos de alimentos em todo o mundo. O Mesa Brasil Sesc recebeu representantes desse órgão, em 2017, para renovar a certificação do programa e, com base nos resultados alcançados, o certificado foi revalidado e vigora até 2019.  

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.