logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

Neste ano, o Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar passou a ocupar o cargo de coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) do UNIFOR-MG. Até o fim de 2016, ele era o coordenador adjunto das graduações, junto com o até então coordenador, Prof. Me. André Carvalho Costa.

O Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar disse que essa experiência foi importante para os novos trabalhos a serem desenvolvidos na reformulação dos cursos. Sobre a expectativa para 2017, ele contou que é a melhor possível, principalmente, por ter agora uma grande oportunidade de mudança no perfil das novas grades a serem implantadas e, consequentemente, no perfil do egresso que atenderá às demandas atuais do mercado de trabalho.

O bacharelado terá mudanças buscando atender às exigências das Políticas Pedagógicas do Curso. Já a licenciatura terá uma alteração que, segundo o coordenador, segue uma obrigatoriedade nacional definida pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, a duração é de três anos e o curso passará a ser de quatro anos, em 2018. O entrevistado disse que essa medida exigirá da Instituição uma nova estrutura acadêmica e a necessidade de cuidado para atender à essa nova realidade.

Quanto à infraestrutura, o entrevistado ressaltou que o Centro Universitário de Formiga tem uma das melhores áreas físicas para a formação acadêmica em Educação Física do Estado. Ele citou o Clube UNIFOR-MG, que é um complexo com piscina semiolímpica, campo de futebol society, ginásio poliesportivo, academia com todos os recursos possíveis, além do Laboratório de Cineantropometria, que é base para a Educação Física e cuida do diagnóstico da aptidão física do ser humano.

“No outro lado, temos o campo de futebol com medidas oficiais e a pista de atletismo, sendo que há poucas instituições com cursos de Educação Física no interior mineiro que contam com uma pista de atletismo oficial. O atletismo é um campo fantástico e será explorado e valorizado nas nossas novas diretrizes, oferecendo ao aluno uma formação acadêmica com um olhar direcionado para essa área”, destacou.

De acordo com o coordenador, o UNIFOR-MG tem um grande diferencial ao oferecer aos discentes o componente prático, o que não ocorre em outras faculdades. Ele contou que haverá modificação na estrutura curricular, até mesmo para contemplar toda a estrutura física do Centro Universitário.

O novo Coordenador elogiou a qualidade do corpo docente, com doutores, mestres e alguns professores que estão terminando o Mestrado. Avaliou que alguns docentes do Curso de Fisioterapia lecionam nos cursos de Educação Física, além de professores de outros cursos da área pedagógica e científica.  

“Hoje eu tenho o privilégio de estar com os melhores profissionais na área de docência em formação acadêmica. Alguns lecionam em cursos de pós-graduação em outras faculdades”, ressaltou.

O coordenador falou ainda sobre o nível de comprometimento, nesta nova fase, dos docentes, que são os elementos principais da qualificação e do sucesso dos cursos.

Eventos

Há muitas propostas e eventos para os próximos meses, conforme adiantou o Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar. Uma das iniciativas é o intercâmbio com outros cursos de Educação Física do Estado. A expectativa é de que o primeiro encontro ocorra em maio ou junho. Outra atividade, de acordo com o entrevistado, é a realização de atividades que vão ocorrer em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física (06/04), paralelamente em Formiga e em Córrego Fundo.

Ainda sobre a agenda, citou o GYM Festival, que é um evento tradicional no UNIFOR-MG, promovido em junho, e duas mesas-redondas que pretendem criar para o acadêmico a visão de mercado de trabalho e prepará-lo para a sua inserção, antes mesmo de concluir o curso.

“Existe também o projeto para levar o maior número possível de acadêmicos para um evento na Áustria sobre ginástica rítmica desportiva. Há a expectativa de que cerca de 40 egressos do Centro Universitário possam participar. Trabalham nessa iniciativa com a coordenação do curso o Prof. José Carlos Leal e a Profa. Luciane Gianasi”, afirmou.

Outro evento é a Meia Maratona de Basquete, que acontece no dia 6 de maio, em parceria com a Associação de Basquete de Formiga. Trata-se de um projeto piloto que pretende reunir atletas profissionais, amadores, competitivos, ex-atletas, esportistas atuais.

O coordenador considera que a Meia Maratona será um laboratório para o aluno de Educação Física no que se refere a experiências de competitividade, arbitragem e formação desportiva. A proposta contempla ações paralelas ao jogo principal, com estandes de empresas. “A previsão é contar, no mínimo, com a participação de 250 atletas da região. A mesma estrutura será utilizada no vôlei, futsal, handebol, e se tudo certo, terá também no segundo semestre a Meia Maratona de Futebol de Campo”, comentou.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.