O Centro Universitário de Formiga promoveu, nos dias 30 e 31 de maio, a SEMAJUR, que conta com programação especial direcionada aos alunos do Curso de Direito e profissionais da área. As atividades ocorreram no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”.

O coordenador do Curso de Direito, Prof. Me. Fábio Antunes Gonçalves, comentou a programação. Ele destacou que os temas abordados são de extrema importância e interesse dos estudantes. Também ressaltou o lançamento, realizado no evento, da 12a edição da Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG.

Nessa Edição da SEMAJUR, também foi comemorado o resultado do UNIFOR-MG no XVIII Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O Centro Universitário de Formiga ficou com o terceiro maior índice de aprovação entre as instituições particulares.

“Situação que traz muita alegria e mostra que os professores trabalham no sentido da aprovação dos nossos alunos”, destacou o coordenador do Curso de Direito.

O destaque do Curso de Direito do UNIFOR-MG também foi comentado pelo Reitor, Prof. Me. Marco Antonio de Sousa Leão. Ele falou da luta para criar a graduação e os resultados no XVIII Exame da OAB, que comprovam que os egressos do UNIFOR-MG disputam as melhores vagas no mercado de trabalho.

“São resultados que nos enchem de emoção. A Instituição batalhou muito para a criação do Curso de Direito e, agora, é recompensada, por meio das notas e resultados”, ressaltou o Reitor.

O Reitor, Prof. Me. Marco Antonio de Sousa Leão, que também é professor do Curso de Direito, falou sobre a importância da Revista e a qualidade das atividades da Graduação. “Os eventos do Curso de Direito enchem as lacunas do Centro Universitário, do ponto de vista de seu acervo intelectual e acadêmico”, afirmou.

Juizado Especial

No primeiro da SEMAJUR, houve a palestra “O novo CPC e seus reflexos no Juizado Especial”, ministrada pelo Juiz de Direito da Comarca de Formiga, Dr. Rodrigo Márcio de Sousa Rezende. Ele explicou a problemática da vigência do novo Código do Processo Civil e sua implicância nos Juizados Especiais.

“São vários institutos previstos no Código do Processo Civil, que interferem direta ou indiretamente no Juizado Especial e que precisam ser esclarecidos se serão aplicados ou não. Um dos temas mais polêmicos sobre a aplicabilidade do Código do Processo Civil no Juizado Especial trata-se do prazo, e o prazo em Direito é o que rege todo o sistema jurídico”, argumentou.

Tribunal do Júri

O segundo dia do evento contou com a palestra “Tribunal do Júri”, proferida pelo Promotor de Justiça da Comarca de Formiga, Dr. Ângelo Ansanelli Junior. A atividade teve como enfoque o seu livro “Aspectos Controvertidos do Tribunal do Júri” (Arraes Editores).

Na obra, o autor revisita o Tribunal do Júri, mas não apenas se detendo no tema da Soberania dos Veredictos, mas trazendo um amplo e completo estudo sobre o Tribunal que é competente no direito pátrio para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

Além de compartilhar seu conhecimento com o público, o Promotor de Justiça da Comarca de Formiga, Dr. Ângelo Ansanelli Junior, elogiou o evento do UNIFOR-MG. “A SEMAJUR é uma iniciativa excelente, por trazer profissionais que atuam na área para auxiliarem na formação dos alunos”, concluiu.

Revista

Durante a SEMAJUR, houve o lançamento da 12a edição da Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG, que tem como público-alvo estudantes, professores e advogados. A publicação semestral é aberta a toda a comunidade acadêmica e jurídica.

A Profa. Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes explicou que é um eficiente meio de divulgação de estudos científicos produzidos por seus discentes, egressos, docentes e operadores do Direito.

A professora mencionou que, durante este ano, a Revista passou por rigorosos critérios de avaliação, tendo sido aprovada e indexada em bases internacionais de dados, dentre as quais, encontram-se as renomadas REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico, DOAJ - Directory of Open Access Journals.

“Trata-se de um notório reconhecimento para a Revista e para o Curso de Direito que são trabalhados de forma constante por seus membros com a finalidade de aperfeiçoar e criar diferenciais para o curso e para seus alunos”, afirmou.

A 12a edição da Revista do Curso de Direito do UNIFOR-MG pode ser acessada neste link

Foto Principal: No primeiro dia do evento, a mesa foi composta pelo Juiz de Direito da Comarca de Formiga, Dr. Rodrigo Márcio de Sousa Rezende; pelo Reitor, Prof. Me. Marco Antonio de Sousa Leão; pelo coordenador do Curso de Direito, Prof. Me. Fábio Antunes Gonçalves e pelo presidente do Diretório Acadêmico Douglas Modesto.