MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

A Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado foi aprovada em dois programas de Doutorado. Um deles é o de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de pesquisa Organizações, Gestão e Sociedade. O outro é da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em Ciências Ambientais, linha de pesquisa Diversidade Biológica e Conservação. A docente está se dedicando aos dois cursos.

Na UFLA, o trabalho é sobre os ambientes de racismo para as mulheres, em dupla situação de minoria, “A Mulher Negra na Universidade: um estudo sobre as perspectivas e subjetividades”. A análise parte do pressuposto de que hoje as universidades estão povoadas por mais de 50% de negros e há mulheres que se submetem aos problemas de racismo e lutam em mundos machistas no ambiente universitário.

Já na Federal de Alfenas, o projeto é “Mineração em Áreas Indígenas: em busca da conjugação entre a promoção da mineração e a proteção da natureza e dos índios”. A importância está relacionada à possibilidade de ser autorizada a exploração de terras indígenas para a mineração e outras atividades e o que isso impactará na vida dos índios, da natureza e da sociodiversidade.

A professora destacou a parceria do UNIFOR-MG em seus projetos. “No Mestrado, além da redução de disciplinas para a liberação dos dias de aula, tive ajuda financeira. Dessa vez, foi facilitado o meu processo de aula pela redução provisória das disciplinas”.

A Profa. Ma. Nélida Reis Caseca Machado é professora desde 2005 na Instituição. Ministra a disciplina Sociologia Jurídica, integra o Núcleo Docente Estruturante e desenvolve pesquisa voluntária. É Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, e as pesquisas atuais acrescentarão as suas análises, à época, sobre os quilombolas.

“Não há dúvidas que os estudos ampliam o universo de conhecimento. É ver o mundo de novo, sob novas perspectivas, ainda mais que as áreas de conhecimento possuem outras linguagens. Logo, isso gera muitos frutos que serão levados aos alunos do curso de Direito”.