Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

Aproximadamente sessenta alunos do 3º período do Curso de Direito do UNIFOR-MG participaram, no dia 8 de maio, em Itaúna, de uma visita técnica à unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). A atividade foi promovida pelo Núcleo de Prática Jurídicas (NPJ). Os estudantes foram acompanhados pelo docente de Direito Penal II e Juiz da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Formiga, Prof. Dr. Altair Resende Alvarenga.

Os alunos assistiram a uma palestra sobre a história de fundação da Associação no Brasil e da unidade em Itaúna. Em seguida, visitaram as instalações e conheceram as dependências dos recuperandos em regime fechado e semiaberto. A atividade foi conduzida por um guia, que compõe o quadro de recuperandos da unidade. Outras apresentações foram feitas acerca dos resultados e estatísticas da APAC de Itaúna.

Os acadêmicos de Direito verificaram na prática como os recuperandos cumprem suas penas nas unidades APAC e os métodos da associação, além de detalhes internos, como distribuição de tarefas, empregos, pontos e sanções, quando necessárias.

APAC

A APAC é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para a recuperação de condenados e promoção da justiça. O método é inspirado no princípio da dignidade da pessoa humana e na convicção de que ninguém é irrecuperável.

Alguns dos seus elementos são: a participação da comunidade, sobretudo pelo voluntariado; a solidariedade entre os recuperandos; o trabalho como possibilidade terapêutica e profissionalizante; a religião como fator de conscientização do recuperando como ser humano, como ser espiritual e como ser social; a assistência social, educacional, psicológica, médica e odontológica como apoio à integridade física e psicológica; a família do recuperando, como um vínculo afetivo fundamental e como parceira para sua reintegração à sociedade; e o mérito, como uma avaliação constante que comprova a sua recuperação no período prisional.