logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Aplicação foi dada a largada na preparação para a escolha da profissão. É sabido que esta escolha não está livre das consequências emocionais acarretadas pelas dúvidas sobre qual caminho seguir. No intuito de ajudá-los nesta caminhada, o Prof. Bruno Alvarenga Ribeiro, psicólogo responsável pela Clínica de Psicologia do UNIFOR-MG, irá acompanhá-los por meio da realização de um trabalho de orientação profissional.

O professor explica que não é mais usual utilizar a terminologia orientação vocacional. “Vocação é uma palavra derivada do latim ‘vocare’. Vocare quer dizer chamado”. Percebe-se a origem religiosa da utilização do termo vocação. As religiões acreditam, em especial as religiões cristãs, que todo indivíduo é chamado a cumprir uma missão conforme as suas próprias habilidades. Trata-se de uma visão pré-determinística, como se o destino de alguém já estivesse traçado”.

De acordo com o Prof. Bruno Alvarenga Ribeiro, “não existem destinos traçados. Cada indivíduo é autor da sua própria história. E sua história se constrói a partir de um entrelaçamento com a história da sociedade em que vive”. É usado, na atualidade, o termo orientação profissional para enfatizar o papel ativo do sujeito na escolha da profissão.

O professor ainda explica que a orientação profissional é um processo que vai munir o indivíduo com as informações que ele precisa para tomar uma decisão, informações sobre suas habilidades, sobre como elas foram construídas ao longo da sua história, sobre os fatores que interferem na escolha da profissão e sobre as profissões disponíveis no mercado.

Com base nessas informações, o adolescente tem condições de aprender como funciona o processo de tomada de decisões e conseguir não somente escolher uma profissão, como também a construir suas próprias decisões para lidar com outras dúvidas que podem surgir ao longo da vida. Em última instância, o que está em jogo é a aprendizagem sobre quais são as etapas que precedem o comportamento de tomada de decisões.

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.