Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

Com uma variada programação, foi realizada a XVII SEMINFO (Semana da Informática), de 2 a 4 de setembro. O evento contou com palestra, minicursos, debates e mesas redondas, por meio de uma parceria entre a coordenação do curso de Ciência da Computação e o Departamento de Informática do UNIFOR-MG.

O objetivo foi trazer aos alunos, professores, funcionários do Departamento de Informática e a toda a comunidade interessada na área da Ciência da Computação uma forma para se atualizarem junto às mais diversas técnicas e métodos empregados atualmente no âmbito profissional com debates sobre temas específicos.

“Levando-se em consideração as constantes mudanças e evoluções na área tecnológica, o curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG objetiva proporcionar a seus alunos meios de aprendizagem e atualização profissional e contextual. Para isso, atividades complementares voltadas à atualização do conhecimento em computação serão realizadas. Isso é extremamente necessário a qualquer profissional que venha a atuar direta ou indiretamente em ciência da computação. Em razão disso, o curso incentiva professores e alunos a buscarem mutuamente a atualização do conhecimento para que possam acompanhar a evolução do setor por meio da participação e elaboração de eventos nesse contexto”, justificou a coordenadora do curso, Profa. Ma. Cristina Maria Valadares de Lima.

No dia 2 de setembro, foi ministrada uma palestra com tema “ThoughtWorks”, pelo desenvolvedor de software Felipe Zampa, no Salão Nobre "Eunézimo Lima”. Após a palestra, os alunos se dividiram para as demais atividades comandadas pelos analistas de sistemas do Departamento de Informática, conforme a seguir:

- “Debate: implementações de segurança na web” – Júlio Leal;

“Debate: importância de certificações para o profissional da computação” – Marcos Antônio;

- “Minicurso: CSS: linguagem de estilo - Parte I” – Pablo Vaz;

- “Minicurso: interface gráfica com Delphi” – Antar Ferreira

- “Minicurso: desenvolvimento web utilizando Python - Parte I” – Carlos Costa.

A continuidade do evento, no dia 2 de outubro, contou com a seguinte programação:

- “Mesa redonda:  reengenharia de banco de dados” – Marcos Antônio;

- “Mesa redonda: banco de dados e o mercado de trabalho – Gledson Rodrigues;

- “Mesa redonda: virtualização de sistemas” – Júlio Leal;

- “Debate: a importância do código no mundo” – Carlos Costa;

- “Debate: modelagem e automação de processos de software” – Marcos Antônio;

- “Minicurso: CSS: linguagem de estilo - Parte II – Pablo Vaz;

- “Minicurso: uma poderosa ferramenta chamada Linux – André França;

- “Minicurso: desenvolvimento web utilizando Python  - Parte II” – Carlos Costa

O encerramento da XVII SEMINFO, no dia 4 de setembro, foi com as seguintes atividades:

- “Mesa redonda: cotidiano do profissional de TI” – Carlos Costa;

- “Mesa redonda: governança em TI” – Gledson Rodrigues;

- “Mesa redonda: crimes virtuais” – Willyan Ferreira;

- “Jogo passa ou repassa da Computação”