logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

O estudo das Ciências Biológicas possibilita a compreensão da origem e da evolução dos seres vivos, tendo resultado na diversidade de formas sobre as quais atuam as pressões seletivas. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio ambiente, da organização funcional interna e do modo de vida, das diferentes espécies e sistemas biológicos. Nesse aspecto, o Biólogo assume papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza, bem como na proposição e na execução de ações que minimizem os impactos ambientais oriundos da ação do homem sobre o meio ambiente.

O Centro Universitário de Formiga, atento às demandas da sociedade contemporânea, propõe o Bacharelado em Ciências Biológicas, objetivando a formação de Biólogos Bacharéis que atuem nas áreas de meio ambiente e saúde. De acordo com a coordenadora da graduação, Profa. Dra. Lilia Rosário Ribeiro, a demanda por profissionais graduados em Ciências Biológicas é crescente no Brasil, devido ao enrijecimento da legislação que regulamenta a exploração dos recursos naturais e à maior conscientização da sociedade frente às questões ambientais.

“Há de se considerar ainda que o Brasil é um grande e valioso laboratório vivo de interesse mundial pela extraordinária biodiversidade dos seus ecossistemas. Por outro lado, o expressivo desenvolvimento agroindustrial resultou em um acelerado grau de degradação dos ecossistemas naturais, seja pela destruição ou fragmentação de habitats em larga escala, pela poluição causada pela queima de combustíveis fósseis, pelo uso de pesticidas, pela perda de solo e qualidade da água, ou ainda pela introdução de espécies exóticas. Dessa forma, o Biólogo é convocado a fazer intervenções que busquem tanto a recuperação ambiental, quanto a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, argumentou.

O curso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG prepara o futuro Biólogo para atuar nas grandes áreas de saúde (laboratórios de análises e de pesquisa, análises citológicas, análises histopatolóticas, controle de vetores e pragas, análises moleculares) e meio ambiente (auditoria ambiental, gestão ambiental, educação ambiental, fiscalização e vigilância ambiental, perícia ambiental, diagnóstico, controle e monitoramento ambiental, inventário, manejo e conservação da fauna e da flora). O estudante poderá ainda complementar sua formação, por meio de estágios, disciplinas optativas e isoladas, cursos de extensão e de especialização, segundo suas áreas de interesse em saúde e meio ambiente, conforme previsto pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio), órgão que regulamenta a profissão de Biólogo no Brasil.

Além de professores Mestres e Doutores, o curso oferece aulas de campo, visitas técnicas, atividades de pesquisa e conta com uma moderna infraestrutura de laboratórios, onde são realizadas as aulas práticas, condição imprescindível para a formação de um Biólogo capacitado para o ingresso imediato no seletivo mercado de trabalho contemporâneo.

 
Duração: 4 anos (8 períodos)
Turno: Noturno
Vagas: 45
 
Autorizado pelo Conselho Universitário do UNIFOR-MG – Resolução 89/2017 de 01/09/2017.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.