logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

A turma do 4º período do curso de Biblioteconomia participou de uma aula no Laboratório de Microbiologia do UNIFOR-MG, no dia 10 de setembro. A aula foi ministrada pela Profa. Margarita Rodrigues Torres, que ministra a disciplina de Conservação e Preservação do Acervo.

Essa disciplina proporciona ao discente de Biblioteconomia noções básicas sobre conservação e preservação de documentos; fatores de degradação intrínsecos e extrínsecos do papel; estrutura, problemas, soluções e processos de reparos em livros; técnicas de higienização e reestruturação do suporte papel; métodos de armazenamento e práticas de manuseio de livros, folhetos, fotografias; preservação digital e educação ambiental. Os alunos têm aula teórica na sala de aula e aula prática no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD).

A aula no Laboratório de Microbiologia teve o objetivo de levar ao conhecimento dos acadêmicos a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como jaleco, luvas, máscara e óculos de ampla visão, durante o processo de recuperação de documentos realizado nas aulas práticas; acrescentar conhecimento sobre o estudo dos fungos que, normalmente, se proliferam em livros e documentos em geral.  Durante a aula, foi explicado o procedimento realizado na coleta de fungos de documentos, sendo que, por meio das placas armazenadas na estufa com esses fungos, foi possível verificar várias espécies de micro-organismos que se proliferaram no documento analisado. Tal procedimento foi demonstrado pelo estagiário do Laboratório de Microbiologia e aluno do 2º período de Medicina Veterinária, Igor Barros Laguardia.

Segundo a Profa. Margarita Torres, é relevante que o profissional da área da Biblioteconomia tenha conhecimento sobre os fatores extrínsecos que interferem na longevidade de um documento. Um desses fatores é a proliferação de microrganismos que pode ser evitada por meio de um monitoramento ambiental. Com o conhecimento adquirido no Laboratório de Microbiologia, é possível dar maior importância ao uso dos EPIs durante a aplicação de técnicas de conservação de documentos, pois evita doenças alérgicas e outras enfermidades.

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.