Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

O curso de Biblioteconomia realizou, em setembro, o projeto “LCPD Itinerante” para divulgar, nas escolas estaduais de Formiga, os serviços oferecidos pelo Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos e expor as áreas de atuação do bibliotecário. Foram promovidas apresentações sobre recuperação de documentos.

De acordo com a coordenadora da graduação, Profa. Margarita Torres, a realização do projeto possibilitou informar os diversos campos de atuação do bibliotecário, tais como: arquivos, museus, editoras, empresas de rádio, TV e Internet, dentre outros.

A entrevistada contou que também foram divulgadas as atividades inerentes ao bibliotecário, por exemplo, organizar sites e portais corporativos, ser analista de conteúdo da internet, organizar bibliotecas digitais e virtuais, realizar ações educativas e culturais. “Fomos muito bem recebidos pelos diretores das escolas. Esse contato com as instituições de ensino é muito gratificante”, destacou.

Foram distribuídos para os alunos das escolas visitadas, exemplares da Revista Coquetel, organizada e editada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia. A edição especial apresenta informações sobre a profissão de Bibliotecário e o papel dos Conselhos Profissionais de Biblioteconomia, que atuam no País há mais de 50 anos em defesa da democratização da cultura, da educação, da leitura, da informação e do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

O exemplar também conta com jogo dos erros, caça-palavra, dominox, código secreto, todos relacionados com a atividade profissional do bibliotecário, marcos históricos e mercado de trabalho.

Atualmente, há cerca de 40 mil bibliotecários aptos para o exercício da profissão no País, embora a realidade brasileira projete a necessidade de mais 180 mil bibliotecários para atender à demanda do mercado de trabalho. Por isso, o bibliotecário é o profissional do presente e do futuro!

Mais informações sobre a atuação do bibliotecário, acesse o site do curso: http://biblioteconomia4.webnode.com.