logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

Ter que lidar com reformas, construções, projetos, obras e melhorias nas residências não é algo fácil e ter a ajuda de um arquiteto é primordial. Você sabia que existe assistência técnica gratuita em Formiga oferecida pelo Centro Universitário? É o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), um laboratório de prática acadêmica da Instituição.

O EMAU é destinado à comunidade de baixa renda, especialmente, às pessoas que possuem o Bolsa Família. Ele também firma convênio, condicionado à aprovação do Conselho Universitário, com instituições públicas ou privadas. São oferecidos serviços, tais como, projetos arquitetônicos de reformas, construções, regularização nos órgãos fiscalizadores, consultorias técnicas.

O interessado deve procurar o EMAU e descrever sua solicitação. Após a aprovação do Conselho Universitário, uma equipe de estudantes, supervisionada pelo Prof. Me. Cezar Augusto Silvino Figueiredo e pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, entrará em contato para o desenvolvimento das ações.

São apresentadas soluções a todas as questões e a pessoa assistida é acompanhada até a conclusão do projeto, recebendo orientações e auxilio na legalização da obra. O trabalho terá como enfoque o bem-estar, a qualidade, a viabilidade técnica-legal, o conforto, a funcionalidade e a economia.

Diversos tipos de projetos podem ser desenvolvidos, como projeto de reformas ou de novas edificações, arquitetura de interiores (decoração), projeto de fachadas, orientações de disposições de mobiliário, reformas visando à acessibilidade, consultorias e assessorias sobre problemas em edificações, como mofo, vazamentos, goteiras, trincas e umidade, conforto térmico, lumínico e acústico, dentre outras questões do dia a dia que envolvam edificações e o ambiente construído.

Assistência técnica

A Lei Federal 11.888/2008 assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. Por meio do trabalho desenvolvido no EMAU, é possível garantir a efetivação desse direito à população formiguense. O escritório divulga ainda a importância dos serviços de um arquiteto urbanista para a população em geral, demonstrando na prática os benefícios de um projeto desenvolvido por esse profissional.

O supervisor Prof. Me. Cézar Augusto Silvino Figueredo destaca que, além disso, permite aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo o contato real com o dia a dia da profissão através do estágio. Ele argumentou que o EMAU qualifica os estudantes para o mercado de trabalho e faz com que o discente tenha a consciência da responsabilidade social da profissão. Complementou que o escritório integra o Centro Universitário à comunidade, sobretudo a de baixa renda, demonstrando o papel transformador da Instituição na realidade na qual ela se insere.

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo está localizado no Prédio I do UNIFOR-MG, ao lado da portaria principal, na Av. Dr. Arnaldo de Senna, 328, bairro Água Vermelha. O funcionamento é de quarta a sexta-feira, das 9:00 às 13:00 horas. Os atendimentos também podem ser agendados pelo telefone: (37) 3329-1400, Ramal 1506.

 índice8
Luis Fernando (estagiário), Prof. Me. Cézar Silvino Figueredo (supervisor), Juliana Marinho (estagiária), Bruna Matos (estagiária), Páblo Ádam (estagiário) 

 

índice5

Juliana Marinho (estagiária), Prof. Me. Cézar Silvino Figueredo (supervisor), Páblo Ádam (estagiário), Luis Fernando (estagiário), Bruna Matos (estagiária)

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.