logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

imag2

O Prof. Me. Saulo Alves Grego defendeu, no dia 26 de março, o "Estudo da Padronização de Dados para Dispositivo Registrador em Veículos Terrestres Inteligentes e Sistema de Reconstrução Visual como Ferramenta de Suporte para a Análise de Acidentes". O Mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Linha de Pesquisa é direcionada a Veículos Inteligentes.

O docente explicou que diversos estudos são conduzidos para discutir a necessidade de se realizar o armazenamento de dados adquiridos pelos sensores embarcados no veículo e daqueles processados por seus sistemas especialistas. Ele contou que esse armazenamento deve ser feito por dispositivos registradores de eventos (EDR - Event Data Recorder), similares à caixa-preta dos aviões.

“Quando esses veículos se envolverem em acidentes, os EDR's terão informações suficientes para entender e identificar as falhas e as causas. Porém, devido à diversidade de fabricantes e atores existentes na área de Sistemas de Transportes Inteligentes, a ausência de um padrão pode se tornar um entrave na disponibilização da tecnologia em larga escala. Por isso, novas necessidades surgem”, contou.

O projeto do professor do Centro Universitário de Formiga é fundamentado na análise de uma padronização no formato de EDR's, verificando quais serão os dados que precisam ser armazenados, visando sua reconstrução. Também foi desenvolvida uma ferramenta que realiza a reconstrução visual dos dados registrados, auxiliando perícias técnicas na verificação das causas dos acidentes. Acesse o vídeo institucional de divulgação do projeto neste link.

Dedicação

O Prof. Me. Saulo Alves Grego leciona no curso de Ciência da Computação as seguintes disciplinas: Introdução à Ciência da Computação, Programação I, Programação II, Estruturas de Dados, Introdução à Engenharia de Software, Engenharia de Software I, Engenharia de Software II, Tópicos Especiais (Desenvolvimento Web) e Laboratório de Programação IV.

O docente afirmou que a conclusão do Mestrado possibilitou seu crescimento profissional, com destaque para a condução de pesquisas. Ele citou que aprendeu sobre tecnologias atuais na área da Inteligência Artificial, Robótica e Automação e que pretende compartilhar essas experiências com seus alunos.

“Estou com diversas ideias para projetos de Iniciação Científica voltados para os veículos inteligentes e áreas envolvidas que trarão mais destaque para o UNIFOR-MG, como expoente na formação de profissionais de Tecnologia da Informação”, ressaltou.

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.