logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

imag2

A coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) debateu suas ações em uma reunião com gestores das unidades de ensino parceiras. Foram representadas: a Escola Municipal José Honorato de Castro, a Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, a Escola Estadual Doutor Abílio Machado, a Escola Estadual José Bernardes de Faria, a Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, a Escola Estadual Joaquim Rodarte e a Escola Estadual Professor Tonico Leite.

A Coordenadora Institucional do PIBID/UNIFOR-MG, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, e os diretores das escolas destacaram o papel desempenhado nos quatro anos de uma parceria amigável. “O PIBID é um marco no ensino universitário das licenciaturas e na educação básica”, afirmou a docente.  

Os comentários sobre os trabalhos foram extremamente positivos. Foram ressaltados: o projeto Saia Literária, os projetos de alfabetização, as oficinas de materiais didáticos, a criação de hortas e laboratórios naturais, o recreio monitorado, os eventos de datas comemorativas, esportivos e outros.

De acordo com a Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, o Programa fez a diferença e os gestores manifestaram interesse na participação no novo ciclo dele, caso as propostas do UNIFOR-MG sejam aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“O encontro foi importante para agradecer aos gestores a receptividade e o apoio aos alunos e à equipe de coordenadores do UNIFOR-MG. Houve uma confiança mútua e o acompanhamento periódico das atividades”, destacou.

A entrevistada também enalteceu a dedicação dos Coordenadores de Área e de Gestão, o compromisso dos Supervisores nas escolas, o protagonismo dos alunos e a responsabilidade da Secretaria do Programa.

A Coordenadora de Gestão, Profa. Ma. Tânia Aparecida Oliveira Fonseca, agradeceu a receptividade e o acolhimento aos participantes. Afirmou sua expectativa quanto à aprovação dos dois projetos do PIBID e da Residência Pedagógica para que a parceria continue. Ela salientou o empenho de todos na elaboração das propostas. No final, foi exibido um vídeo com os melhores momentos nas unidades conveniadas.

Implantação

O PIBID foi implantado nas escolas formiguenses em março de 2014 com os subprojetos de Química, Biologia, Pedagogia e Educação Física (licenciatura). De forma ativa e inovadora na Instituição, com projetos interdisciplinares e envolvendo a perspectiva inclusiva, os subprojetos contribuíram para a formação dos Bolsistas, com o desenvolvimento da criatividade, da criticidade, das competências e habilidades para o trabalho em equipe, com responsabilidade e ética.

A iniciativa é da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de propiciar aos discentes de licenciatura a aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas. Ele concede bolsas e estimula, desde o início da formação docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional.

Os participantes desenvolvem projetos de pesquisa e de intervenção pedagógica para resolução de problemas diagnosticados no ambiente escolar de educação básica. As iniciativas permitem a interlocução entre as teorias pedagógicas do ambiente universitário para a vivência na escola, onde os problemas do processo ensino/aprendizagem são enfrentados para o desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e psicomotor dos alunos.

Os projetos abordam alfabetização, cultura para socialização, autoestima, respeito pelo meio ambiente e ao próximo, disciplina, habilidades de oralidade e escrita, desenvolvimento da psicomotricidade, atividades esportivas, experimentações em laboratório, literatura infanto-juvenil, dentre outros temas.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.