logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

imag2

A Profa. Dra. Kamilla Monteiro dos Santos concluiu o Doutorado na linha de pesquisa: Bioquímica e Biologia Molecular: Patologia experimental. Os trabalhos foram realizados na Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Dona Lindu (UFSJ-CCO), na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A docente defendeu a Tese “Estudos in vitroin vivo da atividade de extratos de Bauhinia sobre o desenvolvimento tumoral”. Ela explicou que o câncer de mama tem se destacado por ser o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo prevalecente em toda a população. Comentou que a principal causa de morte desses pacientes é a metástase que, para ocorrer, necessita da remodelação do microambiente tumoral.

Segundo a entrevistada, é evidente a importância da busca por novas fontes de terapias contra os tumores e metastáses que muitas vezes são encontradas no reino vegetal. Ela contou que o gênero Bauhinia é amplamente utilizado na medicina tradicional como antidiabético e agente antioxidante.

A professora afirmou que em seu estudo foram avaliadas as atividades antitumoral e antimetastática das frações ID7, IA19, IID10 e IIIA32, produzidas a partir dos caules de três espécies de Bauhinia sobre a linhagem de câncer de mama murino 4T1.

Após diversas análises, a pesquisa constatou que as frações de Bauhinia testadas, em especial, a fração ID7, apresentam atividade antitumoral seletiva e sobre vários mecanismos da metástase do câncer de mama in vitro e sugere que as classes de ácidos graxos, flavonoides e diterpernos estão correlacionados com tais atividades.

A banca foi formada pela Profa. Dra. Miriam Teresa Paz Lopes (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Prof. Dr. Geovanni Dantas Cassali (UFMG), Prof. Dr. Rui Manuel Vieira Reis (Centro de Pesquisas Oncológicas do Hospital do Câncer de Barretos), Profa. Dra. Rosy Iara Maciel Azambuja Ribeiro (Orientadora – UFSJ), Profa. Dra. Maria Lucia Zaidan Dagli (Universidade de São Paulo – USP).

UNIFOR-MG

A Profa. Dra. Kamilla Monteiro dos Santos leciona no curso de Biomedicina as seguintes disciplinas: Introdução à Biomedicina (1º período), Análises Bromatológicas (4º período), Líquidos Corporais (5º período) e Hematologia (6º período). A docente considera essa etapa muito importante na formação acadêmica.

“O Doutorado contribui para ampliar a reflexão e a investigação sobre os fenômenos educativos e científicos, fortalecendo a base teórica indispensável e o progresso da produção do conhecimento. É um aprimoramento que proporciona benefícios como pessoa inserida na sociedade e como membro da comunidade acadêmica”, destacou.  

 

 

 

 

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.