logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

imag2

A Profa. Ma. Fernanda Maria do Couto defendeu, no dia 15 de dezembro, a Dissertação “O Ambiente Educacional em Creches com Foco na Atividade Recreativa de Crianças na Primeira Infância”. O Mestrado foi realizado na Universidade de Franca (UNIFRAN), Área de Concentração Promoção de Saúde, Linha de Pesquisa: Vulnerabilidade Social, Tecnologias e Promoção de Saúde. O estudo contemplou nove Centros de Educação Infantil de uma cidade do interior de Minas Gerais e teve como objetivo avaliar o ambiente educacional de crianças entre 24 e 30 meses, sendo a amostra composta por 29 meninas e 46 meninos. 

A docente contou que utilizou como instrumento de pesquisa a “Escala de Avaliação de Ambientes para Bebês e Crianças Pequenas”, distribuídas em Espaço e Mobiliário; Rotinas de Cuidado Pessoal; Ouvindo e Falando; Atividades Recreativas; Interação; Estrutura do Programa e Pais e Equipe. Para a análise dos dados foram usados o teste “t” de Student e o teste de Mann-Whitney e adotado o nível de significância de 5%. 

Conforme afirmou a Profa. Ma. Fernanda Maria do Couto, a média da pontuação geral das subescalas da Avaliação de Ambiente foi 4,1 e todos os centros tiveram nota inferior ao esperado (4,9). Já as notas médias da subescala Interação apresentaram melhor pontuação: 6,2 (89,5%). A menor 3,6 (52,1%) é referente a Atividades (recreação). 

A professora destacou que a subescala Interação com melhor nota respondeu com diferença estatisticamente significante com as subescalas Espaço e Mobiliário; Rotinas de Cuidado Pessoal; Atividades e Estrutura do Programa (p<0,01). Na subescala Atividades, o item Motora Fina apresentou a maior média com 5,7 (81%) e a Brincadeiras com Areia e Água com a menor média 2,25 (32,1%). 

“Constatou-se que o ambiente educacional com atenção à atividade recreativa das crianças apresentou pontuação insatisfatória. Portanto, o cuidado prevaleceu às necessidades básicas de desenvolvimento, que são educação e brincadeira. Para o desenvolvimento integral das crianças é necessária a atenção para o ambiente que contribua para os aspectos físico, psicológico, intelectual e social das crianças”, ponderou.  

Resultados

A Profa. Ma. Fernanda Maria do Couto destacou que a pós-graduação lhe proporcionou novos pontos de vista e conhecimentos que auxiliarão na conduta das aulas e na formação acadêmica de seus discentes. “O Mestrado foi uma experiência fantástica, repleta de aprendizado e prática em uma área na qual atuo em minhas aulas. Sinto-me motivada e preparada para transmitir essas novas experiências aos meus alunos!”, ressaltou.

A profissional leciona “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” no curso de Pedagogia e as seguintes disciplinas nas graduações em Educação Física: “História da Educação Física e Esportes”, “Recreação e Lazer”; “Metodologia do Ensino da Natação”; “História da Educação Física e Esportes”; “Orientação de Estágio Supervisionado II”; “Orientação de Estágio Supervisionado III”; “Aprofundamentos em Atividades Aquáticas”.

“Agradeço ao UNIFOR-MG, na pessoa do Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, pelo incentivo e pelo auxílio financeiro. Também agradeço aos meus colegas de trabalho e a todos os meus queridos alunos”, salientou.  

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.