Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

imag2

A aluna do 6º período de Ciências Biológicas, Giovanna Angeli Belo, apresentou o pôster “Reciclando e Reutilizando” no IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU). O trabalho é sobre um projeto de Educação Ambiental, desenvolvido na Escola Rodolfo Almeida, em Formiga, no Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O evento ocorreu em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 15 e 18 de novembro.

O resumo expandido foi produzido pela acadêmica e os bolsistas Thiago de Oliveira Santos e Roberta Cristina Piris. Os discentes foram orientados pelos Coordenadores de Área do subprojeto de Biologia, Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro e Prof. Dr. Heslley Machado Silva.

O evento teve como questionamento motivador para apresentação dos trabalhos em forma de conferências, palestras, minicursos, sessões de comunicação oral, pôster e atividades culturais: “Como as reformas do Ensino Médio, da Base Comum Curricular e a Escola sem Partido alteraram o curso das atividades práticas e formativas no cenário educacional?”.

Com caráter multidisciplinar, o congresso envolveu várias áreas do conhecimento, de modo a possibilitar um debate profícuo e diversificado sobre a temática. O evento reuniu profissionais e estudantes e teve como meta a promoção de ações para a melhoria da oferta educativa e avanços nas políticas nacionais.

Conceituados profissionais de várias universidades brasileiras participaram das ações, contemplando a atualidade da educação no País. Giovanna Angeli Belo ressaltou que eventos científicos enriquecem a formação acadêmica, possibilitam contatos com outros estudantes e profissionais da área e fornecem novas experiências.

“Foi um prazer imenso participar de um congresso tão bem organizado como o CONEDU e ter a chance de apresentar uma parte do trabalho que nós, do PIBID de Biologia, realizamos na escola no decorrer do ano", destacou.

“Reciclando e Reutilizando”

O projeto “Reciclando e Reutilizando”, desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental e Médio, apresentou-se como uma proposta de reutilização de garrafas pet e latas de alumínio, arrecadadas pelos alunos na fase inicial do projeto, por meio de uma competição. A turma que mais acumulasse materiais participaria das atividades de reutilização.

Na segunda etapa, as latinhas de alumínio foram vendidas e o dinheiro utilizado para aquisição de mudas e terra adubada. Por sua vez, as garrafas pet foram usadas para confecção de puffs e como vasos para o plantio de mudas.

Com o projeto, foi possível perceber que a Educação Ambiental possibilita a prática de ações educativas que promovem a construção de valores sociais e o desenvolvimento de habilidades de socialização e cooperação.

PIBID

O Programa PIBID visa incentivar a formação de docentes para atuação na educação básica, valorizando o magistério e permitindo a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública, para que vivenciem experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar para a busca de soluções dos problemas de ensino-aprendizagem.