Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

imag2

Quatro trabalhos de professores, alunos e egressos do UNIFOR-MG foram apresentados no XIV Congresso Nacional de Meio Ambiente (CNMA) e no II Simpósio de Águas Termais, Minerais e Naturais, promovidos entre os dias 26 e 29 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

As pesquisas foram orientadas pela Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro e uma delas foi selecionada para ser publicada no periódico científico Acta Brasiliensis (Acesse neste link). O estudo contou com a co-orientação do Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida.

De acordo com a Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, os estudos se originaram de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. O grupo contou com o auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para participação coletiva em eventos técnicos e científicos.

A aluna Lorrayne Karoline Souza, do curso Engenharia Agronômica, Laiza Bruneli Terra Duque, do curso de Engenharia Civil, Raner Moacir Moreira e Danielly Faria Fernandes, ambos de Engenharia Ambiental e Sanitária, participaram da produção e apresentação dos estudos no evento.

A Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro explicou que a maioria dos alunos autores e apresentadores dos trabalhos faz parte da Iniciação Científica e espera-se que a participação nas atividades tenha proporcionado um aprimoramento de seus conhecimentos, além de oportunizar o contato com pessoas de outras instituições e empresas nas quais poderão trabalhar.

“O UNIFOR-MG incentiva a presença de docentes e discentes em eventos científicos, como congressos e similares. Percebe-se que a participação de alunos e professores é expressiva e com sucesso no Centro Universitário de Formiga”, enfatizou.

Para a docente, os frutos colhidos foram gratificantes e superaram todas as expectativas. Ela ressaltou que ter um trabalho classificado entre os 10 melhores aumenta a motivação para continuar trabalhando com dedicação e afinco na produção científica.

Confira os trabalhos aprovados:

DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO FOSFATADA E SUA INFLUÊNCIA NA FIXAÇÃO DE FÓSFORO NO SOLO

Elvecio Rezende Duarte, Lorrayne Karoline Souza, Laiza Bruneli Terra Duque, Raner Moacir Moreira e Kátia Daniela Ribeiro

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE FORMIGA/MG

Aline Pereira Macedo, Laiza Bruneli Terra Duque, Lorrayne Karoline Souza, Raner Moacir Moreira e Kátia Daniela Ribeiro

ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS DA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES DO MUNICÍPIO DE ARCOS-MG

Felipe Paim Coutinho, Danielly Faria Fernandes e Kátia Daniela Ribeiro

AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DO RIO DOCE APÓS O ROMPIMENTO DE UMA BARRAGEM DE CONTENÇÃO DE REJEITOS

Marllon Santos de Carvalho, Raner Moacir Moreira, Kátia Daniela Ribeiro e Alex Magalhães de Almeida

congresso 1

congresso 4