Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

imag2

A aluna do 8º período de Engenharia Agronômica, Verônica Marques Alves, apresentou quatro trabalhos no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. O evento ocorreu de 29 de julho a 4 de agosto, no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, localizado em Belém, no Pará. As pesquisas foram exibidas na categoria Processos e Propriedades Físicas do Solo.

Os estudos têm os seguintes títulos: Determinação de Arsênio em Rochas do Kárste Mineiro; Determinação de Al total e Acidez Trocável em Solo Kárstico; Determinação de Níquel em Amostras de Solos de Piumhi-MG; Determinação de Molibdênio em Solos de Piumhi-MG utilizando Sistema Homogêneo de Solventes e Espectrofotometria UV-VIS.

Os trabalhos foram desenvolvidos por participantes da Iniciação Científica do UNIFOR-MG. São seus autores: Verônica Marques Alves; o discente do 10º período de Engenharia Química, Frederico Oliveira Silva; o aluno do 10º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Rafael Augusto Silva Pinto; além dos pesquisadores Prof. Dr. Alex Magalhães Almeida e Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca.

Verônica Marques Alves explicou que os estudos são relacionados aos eventuais processos de formação físico-química de solos, e investigam a incidência de elementos tóxicos, como metais pesados e associados, em solos da região de Formiga, sendo geologicamente uma formação rochosa denominada Kárste.

De acordo com a discente, em todos os trabalhos o objetivo é desenvolver uma metodologia de baixo custo, dentre as condições de materiais e equipamentos disponíveis. Ela destacou que a participação em um congresso nacional é importante na formação acadêmica, devido à troca de conhecimentos e experiências com profissionais de renome no País. A entrevistada comentou que no congresso há interação e aprendizagem.

“Em questões acadêmicas trata-se de um fator de grande relevância, principalmente, para os que visam à continuidade na pesquisa, como o mestrado e, posteriormente, o doutorado, considerando o quanto eventos científicos agregam ao currículo”, ressaltou.

O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida afirmou que a participação nesses eventos é muito importante para o aluno e para a Instituição, ao divulgar o curso por intermédio do profissional que está sendo formado.

IMG 1287

Os autores dos estudos: Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida, Rafael Augusto Silva Pinto, Verônica Marques Alves, Frederico de Oliveira Silva, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca