logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

Os Cursos de Educação Física do UNIFOR-MG realizaram, no dia 6 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Formiga, comemorações do Dia Mundial da Atividade Física. Os trabalhos foram desenvolvidos na Escola Municipal Paulo Barbosa, na Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho, na Escola Municipal Angelita Gomes Pereira e na Escola Estadual Pio XII.

De acordo com o Coordenador das graduações, Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar, foram promovidas nas unidades de ensino a divulgação e a integração com as crianças e com os adolescentes em relação ao Dia Mundial da Atividade Física. Ele explicou que nessa data realiza-se uma caminhada de trinta minutos, para estimular as pessoas a iniciarem a prática da atividade física regular, permitindo a mudança de estilo de vida.

O coordenador também citou que o projeto envolveu os discentes de Educação Física, possibilitando a vivência do ambiente de trabalho. “Tudo isso associado à questão principal, que é estimular a todos o hábito da caminhada, três vezes por semana, por trinta minutos”, complementou.   

A Profa. do UNIFOR-MG, Luciane Alves Gianasi, contou que, em cada escola, de 150 a 200 alunos participaram da iniciativa, um número significativo. Ela afirmou que a recepção foi muito boa e que os discentes e os professores se prepararam para participar da caminhada.

O Secretário Adjunto de Educação, Alex Arouca, destacou a importância das parcerias com as instituições formiguenses e que o UNIFOR-MG mostrou, com o evento, que essa parceria só vem acrescentar à rede municipal e ao trabalho acadêmico. Ele comentou que a intenção é, no próximo ano, expandir o programa para todas as escolas municipais.

As atividades foram realizadas sob a chancela do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física São Caetano do Sul (CELAFISC) e do programa "AGITA MUNDO". O evento ocorre em milhares de cidades em todo o mundo e tem como lema “Pessoa Ativa! Pessoa Feliz!”.

caminhada 8630

Clique na imagem para ampliar

Sedentarismo

Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade.

É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não somente pela sua alta prevalência, como pela altíssima mortalidade, confirmada por recente publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta como o segundo fator de risco de morte dentre os 19 principais. Está à frente inclusive da obesidade, diabetes, tabagismo e hipercolesterolemia, sendo responsável no mundo por 5,3 milhões de mortes por ano.

Origem

Desde 1997, com a implantação do Programa Agita São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com a Coordenação Técnico-Científica do CELAFISCS, o programa foi adotado como estratégia nacional de promoção da saúde, por meio da prática regular de atividade física.

Em 2002, o Governador do Estado, pelo Decreto 4666-4, instituiu o “Dia da Atividade Física”, a ser celebrado anualmente no dia 6 de abril. Internacionalmente considerado programa modelo de promoção da saúde pela OMS, foi decidido, durante a 54a Assembleia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física.

Em função do sucesso das celebrações, nascia o “Agita Mundo Network”, inspirado no Agita São Paulo, que coordena as celebrações do DMAF no planeta. Pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente. A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.

 IMG 8634

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.