logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O Centro Universitário de Formiga realizou, na noite de segunda-feira, 13 de março, o lançamento oficial do Projeto Futuro Atleta, Futuro Cidadão. A solenidade ocorreu no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba” e envolveu representantes do UNIFOR-MG, da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), participantes do projeto e seus familiares.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão; Coordenadora do Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP), Profa. Dra. Ivani Pose Martins; Coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar; Coordenador Geral do Projeto, Yan Fernandes; Agente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público, Célio Antônio Silva, representante da CEMIG.

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, destacou que o projeto é de inserção social, ao trazer para a cidadania, através do esporte, jovens em situação vulnerável. Ele ressaltou a satisfação com a parceria da CEMIG, que se propôs a financiar o Projeto Futuro Atleta, Futuro Cidadão. Também falou do troféu de primeiro lugar conquistado pela categoria sub 9 na Copa Verão, o que já é fruto do trabalho desenvolvido com os atletas.

O representante Célio Antônio Silva destacou que para a CEMIG é um projeto muito importante porque tira as crianças da rua e ajuda na sustentabilidade da empresa. “Esse projeto é voltado para atender a parte social e a CEMIG tem responsabilidade social com a comunidade na qual está inserida”, afirmou.

Sobre o envolvimento da Companhia Energética nesse tipo de iniciativa, o entrevistado contou que em 2016 foram mais de 200 projetos patrocinados, somando um investimento de R$ 16 milhões.

Implantação

O Coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar, falou sobre o empenho para implantação do projeto no UNIFOR-MG e que é o primeiro na região centro-oeste de Minas Gerais a ser aprovado no Ministério do Esporte, dentro da Lei de Incentivo ao Esporte. “Foram quase dois anos de muito esforço e muita dedicação”, ponderou.

O entrevistado disse que a duração do projeto é de um ano, com a possibilidade de estender por mais seis meses e de renovar o contrato no final, além de participar de outros editais, tentar atrair o empresariado de Formiga e atingir um maior número de crianças. “O impacto social é fantástico, ao tirar os meninos da rua e tentar direcionar esses meninos no componente da prática esportiva, o que para nós é a nossa missão mais nobre dentro da Educação Física”, ressaltou.     

O Coordenador Geral do Projeto, Yan Fernandes, disse que as atividades tiveram início em novembro do ano passado e o projeto conta atualmente com sessenta atletas que participam de competições, treinamentos e têm a oportunidade de frequentar o Clube UNIFOR-MG.

Na ocasião, Yan Fernandes agradeceu às monitoras do projeto, Mayra Azevedo e Ana Clara Dantas, que oferecem o suporte necessário para o desenvolvimento dos atletas. Durante a solenidade, o representante Célio Antônio Silva e os atletas da categoria sub 9 receberam homenagens. Também foram entregues uniformes a todos os participantes do projeto.

Projeto

O projeto Futuro Atleta, Futuro Cidadão é uma realização do UNIFOR-MG, em parceria com o Governo Federal, através do programa da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite a empresas e pessoas físicas investirem parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6% do imposto devido. A empresa parceira do projeto Futuro Atleta, Futuro Cidadão é a CEMIG.

O Projeto tem como objetivo favorecer a sistematização do ensino e da prática regular do futsal para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 9 e 15 anos, alunos da rede pública de ensino e residentes em áreas de vulnerabilidade social no município de Formiga. Ele oferece a sessenta estudantes o acesso a práticas esportivas gratuitas e de qualidade, complementadas por outras vivências (oficinas) educativas, na visão do esporte como direito social e possibilidade de complementaridade educacional.

IMG 8233

IMG 8321

IMG 8265

IMG 8289

IMG 8302

IMG 8318 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.