logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, e representantes das categorias Sub 9 e Sub 15 do Projeto Futuro Atleta, Futuro Cidadão participaram de uma reunião na noite de quarta-feira, 23 de agosto. Na oportunidade, os atletas entregaram ao Reitor os troféus conquistados na Liga S10 de Futsal. O torneio foi realizado entre os dias 1° e 16 de julho no Clube UNIFOR-MG.

O Projeto levou o título de campeão na categoria Sub 15 e o de vice-campeão na Sub 9. Os garotos homenagearam com medalhas o Reitor, a coordenadora do Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Ensino a Distância (CEPEP), Profa. Dra. Ivani Pose Martins, e o coordenador dos cursos de Educação Física do UNIFOR-MG, Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar.

Também participaram da reunião: a Secretária Geral da Fundação Educacional de Formiga (FUOM), Luciana Aparecida Bernardes, o coordenador geral do Projeto, Yan Fernandes, as monitoras Mayra Azevedo e Ana Clara, além de familiares dos garotos.

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, agradeceu a presença de todos e destacou que a Instituição tem por obrigação introduzir o aluno e a comunidade no contexto da educação e do esporte. Ressaltou que, atualmente, a colaboração maior do Centro Universitário é no que se refere a bolsas de estudos.

O Reitor parabenizou os atletas pelas conquistas e argumentou que o esporte é a entrada para uma vida melhor. Afirmou que o mais importante é que os garotos tenham o contato com a educação e o esporte e que preparou um lanche para homenagear os atletas.      

O coordenador dos cursos de Educação Física, Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar, elogiou o trabalho das monitoras Mayra Azevedo e Ana Clara, que são alunas de Educação Física, e ressaltou a participação de Yan Fernandes na iniciativa. O docente salientou ainda o apoio da família dos atletas.

A funcionária do Centro Universitário, Aparecida Ribeiro Valadão, acompanhou o neto, Pedro Otávio Costa Valadão, de 7 anos, no encontro. Ela destacou que o Projeto é muito bom, porque tira as crianças da rua e leva para o lazer, além de incentivar o esporte.

A coordenadora do Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP), Profa. Dra. Ivani Pose Martins, considerou importantes as amizades feitas pelos participantes nas competições. Parabenizou os atletas, a equipe pela dedicação e destacou os benefícios da prática esportiva.

Desempenho

De acordo com o Coordenador Geral do Futuro Atleta, Futuro Cidadão, Yan Fernandes, a categoria Sub 9 tem alcançado ótimos resultados nas competições, como o título da Copa Verão. Ele destacou que os garotos da Sub 15 fizeram uma Liga S10 impecável e conquistaram o título invictos. O time goleou Doresópolis em 8 a 1 e o Clube Centenário de Formiga por 11 a 1. Venceu o Arcos/PAEME por 2 a 0 e o Futsal São Luiz por 2 a 1.

O coordenador contou que o objetivo do Projeto é promover cinco eventos durante a sua vigência. Ele disse que já foram realizados o Torneio Início, o Torneio Intercâmbio, a Copa Verão e a Liga S10 de Futsal. Segundo o entrevistado, está previsto para este mês o torneio de encerramento.

Yan Fernandes ressaltou que o desempenho dos garotos é acima da média. Ele argumentou que, apesar de o objetivo ser a inserção do esporte na comunidade e não a formação de equipes, os participantes conquistaram alguns títulos. O UNIFOR-MG solicitou ao Ministério dos Esportes que o Projeto seja estendido até 30 de novembro de 2017 e aguarda a resposta.

Projeto

O Futuro Atleta, Futuro Cidadão é uma realização do UNIFOR-MG, em parceria com o Governo Federal, através do programa da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite a empresas e pessoas físicas investirem parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas até 6% do imposto devido. A empresa parceira do projeto Futuro Atleta, Futuro Cidadão é a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

O objetivo é favorecer a sistematização do ensino e da prática regular do futsal para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 9 e 15 anos, alunos da rede pública de ensino e residentes em áreas de vulnerabilidade social no município de Formiga. A iniciativa oferece a sessenta estudantes o acesso a práticas esportivas gratuitas e de qualidade, complementadas por outras vivências (oficinas) educativas, na visão do esporte como direito social e possibilidade de complementaridade educacional.

IMG 1881

Pedro Miranda e Vítor Miranda com o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão

IMG 1880

O atleta Renan da Silva Barroso entrega o troféu para o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão

IMG 1878

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, e Felipe Corrêa

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.